Cesariana

E quando a cesariana é necessária?

Cesariana
 

Aqui no Instituto Villamil acreditamos que a cesariana é uma cirurgia maravilhosa, que salva vidas e que beneficia milhares de crianças e mulheres em todo o mundo.

Para algumas mulheres a cesariana será necessária e deve ser realizada com todo o respeito que o momento necessita.

Mesmo sendo uma cirurgia, a cesariana é realizada para que ocorra o NASCIMENTO de um novo ser. De um novo membro de uma família, de um filho para uma mulher e um homem.

Por isso deve ser um momento único e respeitoso. Pequenas ações podem fazer toda a diferença. Por exemplo, abaixar o campo para que a mãe assista à saída do bebê, apagar a luz para que haja menos estímulo e relaxamento da mulher e aguardar para o clampeamento tardio do cordão.

Além disso, na cesariana também deve ser realizado o contato pele a pele do bebê com a mãe logo após o nascimento. Desta maneira o bebê poderá amamentar enquanto a cirurgia ainda está acontecendo.  Em todo o ambiente da sala cirúrgica o clima deve ser de respeito e reverência. Não devem haver entradas intepestivas e diálogos paralelos. O foco deve ser apenas o bebê e sua mãe.

Pode-se tocar uma playlist de escolha do casal. De preferência a que a mulher escutou com seu bebê ainda dentro do útero, em momentos de relaxamento praticados durante a gravidez.

Acreditamos que, independente da via de parto, o momento de nascimento deve ser respeitoso e humanizado.

 

WhatsApp chat