Coronavírus e amamentação

coronaviruseamamentacao

Coronavírus e amamentação: vale a pena?

Coronavírus e amamentação é um tema polêmico e que tem deixado  muitas mães preocupadas: mulheres com sintomas suspeitos ou confirmados de coronavirus podem amamentar?

Sim! de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), em consenso com o seu Departamento Científico de Aleitamento Materno e a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), os benefícios da amamentação superam os riscos de transmissão do COVID-19. Por isto, mulheres infectadas pelo COVID-19 têm sido encorajadas a manter o aleitamento materno.

Coronavírus e Amamentação

Um estudo Chinês realizou pesquisa de coronavírus no leite materno e não encontrou amostras do vírus no leite*. Entretanto, cuidados devem ser tomados para diminuir o risco de contaminação do bebê devido ao contato muito próximo à mãe no momento das mamadas.   ( * Fonte: Chen H, Guo J, Wang C, et al. Clinical characteristics and intrauterine vertical transmission potential of COVID-19 infection in nine pregnant women: a retrospective review of medical records. Lancet 2020 doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30360-3)

Para mulheres que estão com sintomas suspeitos ou são casos confirmados de coronavirus e estão amamentando seus bebês é recomendado: lavar as mãos  antes de tocar no bebê na hora da mamada e usar máscara facial durante a amamentação.

Coronavírus e Amamentação: uma decisão da mulher

É claro que é muito importante que as mulher que está amamentando seu bebê, e que está também doente ou com suspeita de uma doença, deve ser acolhida e encorajada! Ela deve se sentir segura para amamentar seu bebê mesmo estando infectada pelo coronavírus.

Se ela se sentir insegura e desejar não amamentar, deve ser apoiada e pode escolher um outro caminho. Ela pode extrair o leite (manualmente ou com bomba) e um cuidador saudável pode oferecer o leite ao bebê por copinho, xícara ou colher . Neste caso, deve-se higienizar corretamente a bomba e os acessórios utilizados.

 

Coronavírus e Amamentação: orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria

A SBP emitiu uma nota na qual manifestou sua opinião sobre a amamentação quando a mãe está com suspeita ou já está infectada com o coronavírus.

Na nota, a SBP informou que é favorável a manutenção da amamentação em casos de suspeitas ou de mães já infectadas pelo coronavírus.

Clique para ler mais:  https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/amamentacao-e-coronavirus-pediatras-tiram-todas-as-suas-duvidas/

 

Vídeos sugeridos

Você sabia que o Instituto Villamil tem um programa de apoio à amamentação? Conheça nosso programa De Peito Aberto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Logo branca
Diretora Técnica
Dra. Quésia T.M.F. Villamil
CRM-MG 40477
 
Rua do Ouro 1.488 – 2º andar • Serra

CEP 30210 – 590 • BH – MG

(31) 3646-3646
WhatsApp (31) 98222-2829

contato@institutovillamil.com.br

ÚLTIMA NOTÍCIA

FAÇA-NOS UMA VISITA

Copyright © 2020 Instituto Villamil  |  Desenvolvido por Auditore Ideias Estratégicas

WhatsApp chat