Uma jornada para futuros pais

Prepare-se para o momento mais importante da sua vida!

(AQUI FOTO DO CASAL – GRÁVIDO, NO PARTO E DEPOIS COM O BEBÊ)

 

O QUE É O PROJETO DOZE MESES 

 

Doze Meses é um curso completo para casais oferecido pela equipe multidisciplinar do Instituto Villamil.

Doze Meses é o tempo em que acontece a  formação completa do bebê: NOVE meses dentro do útero + TRÊS meses fora dele, o período chamado de EXTEROGESTAÇÃO.

Exterogestação é o tempo em que o bebê está se adaptando à vida extrauterina e os pais se adaptando à nova vida com seu novo bebê.

O curso  Doze Meses  é ministrado por profissionais especializados, atualizados e experientes em acompanhamento de mulheres na jornada da maternidade.

O curso  Doze Meses  é 100% online (gravad0) e pode ser assistido quantas vezes você quiser, de onde você quiser.

 

 

Para quem é este  curso

 

 

 

Os quatro módulos do PROJETO DOZE MESES

1º Módulo:

A Gravidez

Mudanças Físicas;
Cuidados Especiais;
Recomendações Médicas;
Alimentação;
Atividade física;
Mudanças emocionais;
Principais medos e inseguranças;
Como ter saúde emocional durante a gestação

 

2º Módulo:

O Parto

Parto real x Parto ideal;
Plano de parto;
Fisiologia do parto;
Como me preparar;
Posições para o parto;
Técnicas de alívio da dor;
Que momento ir para a maternidade;
Qual a função de cada profissional no parto;

O que o pai deve fazer no parto

 

3º Módulo:

O Pós-Parto

Chegando em casa com o bebê: qual o básico que todo casal deve saber?

Troca de fraldas, o banho, primeiros cuidados com o umbigo;

Prevenção de acidentes;

Amamentação, mitos e verdades, o sono do bebê;

Como preparar a casa para a chegada do bebê

Tem como ser feliz no pós-parto?
E se algo não planejado acontecer no parto e no pós-parto?

 

 

4º Módulo:

A Família

Sou pai, e agora?

Como o homem se sente quando se torna pai
Construindo uma paternidade saudável
O papel da família na gravidez, parto e pós-parto.

Como preparar a família de acordo com as expectativas do casal

 

AS AULAS

 

AULAS DO 1 MODULO –  A Gravidez

1- Mudanças no corpo do mulher e como lidar com elas – Dra. Renata Miranda

2- Cuidados especiais durante o acompanhamento pré-natal – Dra. Renata Miranda

3- O que é proibido e o que é permitido durante a gravidez – Dra. Renata Miranda

4- Nutrição na gravidez – Nutricionista Fernanda Leonel

5- Suplementação vitamínica na gravidez – Nutricionista Fernanda Leonel

6- Nossa experiência de parto – Mamãe xxx e papai yyyy

 

AULAS DO 2 MODULO –  O Parto

7- _______________________ –  Dra. Ana Lunardi

8- _______________________ – Dra. Ana Lunardi

9- _______________________ — Dra. Ana Lunardi

10- Fisioterapia na gravidez – Fto. Júlia Antunes

11- O preparo do períneo para o parto – Fto. Júlia Antunes

12- Nossa experiência de parto – Mamãe xxx e papai yyyy

 

AULAS DO 3 MODULO – O Pós-Parto

13-  _______________________ – Dra. Vívian Antunes

14- _______________________ – Dra. Vívian Antunes

15- _______________________ – Fonoaudióloga Camila Faria

16- _______________________ – Fonoaudióloga Camila Faria

17-  _______________________ – Fonoaudióloga Camila Faria

18- Puerpério – o que é isto? – Dra. Quésia Villamil

19- Prepare-se e tenha um puerpério sadável – Dra. Quésia Villamil

20- Hormônios e vida sexual do casal após o parto – Dra. Quésia Villamil

21-Nossa experiência de parto – Mamãe xxx e papai yyyy

 

AULAS DO 4 MODULO – A família

 

22- Como se preparar para a paternidade – Psi. Daniela Bittar

23- O papel da família na gravidez, parto e pós-parto. – Psi. Daniela Bittar

24- Nossa experiência de parto – Mamãe xxx e papai yyyy

 

AO FINAL DO CURSO, VOCÊ IRÁ…

 

 

BÔNUS

 

1 – TREZE Pocket Classes EXCLUSIVAS com Dra. Quésia Villamil

Aulas exclusivas com Dra. Quésia Villamil com TUDO o que você precisa saber sobre PARTO. Confira abaixo:

Class 1- Porque escolher o parto normal – Dra. Quésia Villamil
Class 2- O medo do parto – Dra. Quésia Villamil
Class 3- O que acontece com o corpo durante o trabalho de parto e nascimento  – Dra. Quésia Villamil
Class 4 – O que fazer para se preparar para o parto?  – Dra. Quésia Villamil
Class 5 – Como preencher o plano de parto – Dra. Quésia Villamil
Class 6- Como saber a hora de ir para a maternidade – Dra. Quésia Villamil
Class 7- O parto dói?  – Dra. Quésia Villamil
Class 8- Técnicas naturais de alívio da dor do parto – Dra. Quésia Villamil
Class 9- Técnicas farmacológicas de alívio da dor do parto- Dra . Quésia Villamil
Class 10- Episiotomia e laceração – Dra. Quésia Villamil
Class 11- Como preparar a vagina para o parto – Dra. Quésia Villamil
Class 12- Qual a função de cada profissional no parto – Dra. Quésia Villamil
Class 13- Qual a melhor posição para o trabalho de parto e nascimento – Dra. Quésia Villamil

 

 

2 – Aulas ao vivo

Quinzenalmente os profissionais ministram os módulos AO VIVO, em plataforma virtual, com acesso liberado para os alunos inscritos no curso. As aulas podem ser assistidas AO VIVO quantas vezes  você quiser durante seis meses.

 

3 – Grupo no Telegram

Comunidade EXCLUSIVA com a equipe do INSTITUTO VILLAMIL, para troca de experiências e informações.

 

4- Ebook: “PARTO COM PRAZER”

(Colocar aqui foto do ebook)

Este ebook foi escrito pela Dra. Quésia Villamil juntamente com  Paula Beltrão, a melhor fotógrafa de partos do Brasil.

Trata-se de um compilado de 10 relatos de partos de pacientes da Dra. Quésia Villamil, ao longo de seus 17 anos de experiência com assistência obstétrica.

As mulheres contaram, em suas palavras, como foram seus partos, e Dra. Quésia faz comentários técnicos explicando cada termo como, por exemplo: “bolsa rôta”, “indução do parto”, “mecônio”, e etc.

Todos os partos foram fotografados pela fotógrafa premiada Paula Beltrão e as melhores fotos foram escolhidas e colocadas no livro.

 

MAS O QUE É O INSTITUTO VILLAMIL?

 InstitutoVillamilfotografia1-1.

O Instituto Villamil é uma clínica que  oferece assistência integral e humanizada a mulheres e crianças através do equilíbrio entre tecnologia e afeto, com foco no respeito e humanização em cada atendimento.

Acompanhamos desde o período de planejamento da concepção, passando pela gestação, parto e pós-parto.

Estimulamos o parto normal e a livre escolha da mulher. Apoiamos o aleitamento materno desde o primeiro contato entre mãe e filho.

Acreditamos na importância da educação perinatal e de um bom acompanhamento multiprofissional para que a parentalidade seja uma experiência transformadora e positiva e para que nossas crianças cresçam fortes e felizes.

 

E QUEM É DRA. QUÉSIA VILLAMIL?

 

Quésia Villamil escolheu ser médica obstetra aos 12 anos. Por isto, entrou no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e nesta mesma universidade fez residência de Obstetrícia e Ginecologia e mestrado em Saúde da Mulher, preparando-se para realizar o melhor cuidado possível às mulheres no momento mais especial de suas vidas: a gravidez e o parto.

 

Mas durante a graduação, envolvendo-se com a assistência obstétrica nos estágios em maternidades públicas e privadas, inquietações começaram a surgir. Quando Quésia percebeu que a assistência brasileira era muito diferente da recomendada, decidiu fazer estágio fora do país. No último ano de faculdade conheceu um serviço europeu onde as mulheres eram atendidas por enfermeiras obstetras que trabalhavam harmoniosamente com médicos obstetras, com baixas taxas de cesarianas e excelentes resultados perinatais.

 

Logo após a residência, Quésia começou a atender em consultório  e a assistir aos partos de suas clientes nas maternidades privadas da cidade. Sempre trabalhando da maneira que acreditava ser a correta, se sentiu um “peixe fora d’água” e percebeu que teria um longo caminho pela frente.  Ela também trabalhou em maternidades públicas e, sentindo de perto a urgência de melhoria na assistência, nutriu um sonho: que toda mulher de Belo Horizonte tivesse acesso ao bom parto.

 

Com o passar do tempo ela foi cada vez mais se envolvendo com a luta pelo bom parto. Conheceu doulas, ONGs, grupos de apoio a mulheres, movimentos sociais e políticos.  No serviço público, atuou durante muitos anos na Comissão Perinatal da Prefeitura de Belo Horizonte, setor municipal que realiza a investigação de óbitos maternos e neonatais, além de promover a instauração de boas práticas na assistência neonatal, através de fóruns e movimentos como o “BH pelo parto normal” ( http://bhpelopartonormal.pbh.gov.br/).

 

Participou na criação e produção da  exposição “Sentidos do Nascer” (http://www.sentidosdonascer.org/) e coordenou a produção das Diretrizes Municipais para Assistência ao Parto, um consenso entre SOGIMIG, ABENFO, SMP, SAMG, EE-UFMG e FM-UFMG com diretrizes — baseadas em evidências científicas — para a assistência ao parto no município de Belo Horizonte.  Como obstetra de referência da Secretaria de Saúde do Município de Belo Horizonte, ela ministrou cursos e treinamento às equipes médicas dos centros de saúde e maternidades públicas da cidade, além de ser apoiadora institucional da Rede Cegonha – Ministério da Saúde.

 

No setor privado, Quésia é fundadora do Instituto Villamil, clínica inovadora de cuidados integrais à gestante e puérpera onde doulas, enfermeiras obstetras e médicos obstetras trabalham juntos para proporcional uma assistência integral e segura.

 

Juntamente com sua equipe, Dra. Quésia atende partos nas maternidades privadas de Belo Horizonte e construiu os protocolos para atendimento a partos em ambiente LDR (Labour Delivery Room) ou PPP (Pre-parto, parto e pós-parto) em quatro maternidades privadas em que este serviço é disponibilizado.

Quésia teve quatro filhos de parto normal. Viveu experiências lindas de partos humanizados, acompanhada por sua equipe multidisciplinar. Cada parto gerou nela ainda mais desejo de que mais mulheres tivessem acesso a viver o que ela viveu. Seu primeiro parto inaugurou a suíte de parto de um grande hospital privado em Belo Horizonte. Mesmo sendo o nascimento de um bebê anencéfalo, a história vivida foi tão emocionante que motivou a produção de um livro: “Os últimos quatro meses” (www.osultimosquatromeses.com.br) foi lançado dois dias antes do nascimento do segundo filho.  Seus três últimos partos foram assistidos por enfermeiras obstétricas, sem intervenções médicas, dois deles na água.

 

Com uma rica trajetória na vivência do cuidado obstétrico tanto a nível pessoal quanto institucional, governamental e assistencial, Quésia deseja multiplicar suas vivências e aprendizado  acumulados em 17 anos de profissão.

Por isto, como diretora do Instituto Villamil, além de prestar atendimento às suas pacientes, ela também ministra cursos.

Dra. Quésia sempre ministrou cursos de atualização para médicos e profissionais de todo o país.  Junto com sua equipe,  durante mais de 10 anos ela ministrou cursos presenciais para  casais e para gestantes.

Desde o início do ano de 2020, depois do início da epidemia do coronavírus, os cursos começaram a acontecer em plataformas de educação a distância, o que gerou em toda a equipe um grande desejo de gravar as aulas para disponibilizar em uma plataforma online.

Assim, o sonho foi crescendo e nasceu o PROJETO DOZE MESES: GRAVIDEZ, PARTO E PÓS PARTO.

Com o PROJETO DOZE MESES: GRAVIDEZ, PARTO E PÓS PARTO, o desejo da Equipe do Instituto Villamil é que cada casal, cada mulher, cada homem tenha, onde estiver, mesmo distante da nossa equipe, o mesmo aprendizado que teria se estivesse aqui pertinho de nós, fazendo nossos cursos presencialmente.

 

DRA. QUÉSIA VILLAMIL NA MÍDIA

revista exame

 

https://exame.com/negocios/releases/parto-humanizado-e-tema-da-obstetra-quesia-villamil-na-casa-cor-minas-2019/

DEPOIMENTOS

 

Andrea, Thiago e bebê Bernardo

Durante minha gestação, procurei me informar ao máximo sobre parto, amamentação e sobre a própria gestação. Li muito, escutei relatos e, principalmente, participei dos cursos oferecidos pela Villa.
Apesar de ser médica e já ter participado de diversos partos, estava entrando em um mundo novo para mim. Além da maternidade em si, sendo mãe de primeira viagem, a realidade dos partos que participei era muito diferente daquilo que queria para o meu parto. A busca pelo parto (e todo o cuidado na gestação) respeitoso, humanizado, em que a mulher está no comando, é algo muito mais difícil do que deveria ser em nosso país. Por isso, é extremamente importante aprender com profissionais que entendem sobre o assunto e, mais ainda, escutar famílias que passaram por essa experiência!
Além das rodas de conversa para tirar dúvidas com enfermeiras obstetras, as brilhantes aulas ministradas pelas obstetras, fisioterapeuta, fonoaudióloga, todas tão experientes e entendidas do que fazem, eu aguardava ansiosa pelos relatos de parto das novas mamães (e papais).
Apesar de ter ficado muito ansiosa na minha gestação, aprender o máximo que podia sobre o parto e a maternidade, escutar cada vez mais relatos, me acalmava e tranquilizava! Tudo que aprendi nos cursos teóricos eu coloquei em prática na minha gestação, no parto e na maternidade e assim passei por uma experiência de parto super intensa e incrível, respeitosa, seguindo os meus desejos e necessidades, com um parceiro maravilhoso e uma equipe sensacional. Hoje estou com meu filho em meus braços, saudável, com uma jornada de aleitamento materno exclusivo, tranquila e prazerosa!
Um investimento necessário, com tanto retorno positivo, para mim e para minha família!

>> COLOCAR MAIS DOIS DEPOIMENTOS

 

ENTÃO NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!! AO TODO SÃO 37 AULAS PARA VOCÊ ENTENDER TUDO SOBRE GRAVIDEZ, PARTO E PÓS PARTO E SE SENTIR PREPARADO(A) PARA ENTRAR NESTA INCRÍVEL JORNADA DA MATERNIDADE  E PATERNIDADE!

WhatsApp chat