Depois que seu neném chegou parece que cocô virou um assunto frequente dentro de casa?
Cocô amarelo, será que é normal? E o cocô mais esverdeado? Se o cocô do meu filho está sem cor, devo procurar o médico?
Ótimo! Observar a consistência e as mudanças no cocô do seu bebê é fundamental para identificar possíveis problemas de saúde. Por isso, é muito importante saber quais alterações são esperadas e normais, e quais podem indicar que há algo de errado.
Primeiras 48 horas: Mecônio
É esperado que a primeira evacuação do bebê aconteça dentro das primeiras 48 horas, após as primeiras amamentações. O chamado mecônio é esse primeiro cocô que tem um aspecto bem esquisito. Essa gosma bastante escura que sai na fralda nada mais é do que componentes do líquido amniótico que o bebê engoliu enquanto ainda estava na barriga.
É normal o bebê eliminar esse conteúdo logo após o nascimento, mas, caso elimine ainda dentro da barriga, devemos tomar alguns cuidados pois pode significar o aparecimento de algumas complicações. Para mais informações sobre mecônio e Síndrome Da Aspiração Meconial acesse o link abaixo.
[O que é o Mecônio?(Abre numa nova aba do navegador)
Cocô amarelado ou verde
Para bebê alimentados exclusivamente de leite materno, a cor esperada do cocô é uma pastinha amarelada, as vezes esverdeada. Como a fralda absorve grande parte da porção líquida dessas fezes, pode ser que fique na superfície da fralda apenas alguns grumos, representando as partes mais consistentes do cocô.
É comum que os bebês toda vez que mamem, evacuem. Parece até que a associação é direta: mamou, encheu a fralda. Esse padrão também é normal.
Ainda, o bebê que mama exclusivamente no peito pode passar até 10 dias sem fazer cocô, sem que isso signifique que há algum problema. Em caso de dúvida, sempre consulte seu pediatra.

E o cocô do neném que toma fórmula ou come papinha?
Os bebês que tomam fórmula podem ter o cocô diferente. As fezes podem ficar mais pastosas e consistentes. Além disso, o cheiro pode se tornar mais forte, assemelhando-se ao cheiro das evacuações de adultos.
Após a introdução alimentar por volta dos seis meses de vida, com a alimentação cada vez mais parecida com a dos adultos, o cocô também pode mudar, assumindo maior consistência. Além disso, a medida que o bebê cresce e sua alimentação muda, é comum que a frequência de evacuações por dia seja menor.
Cocô branco ou vermelho
Alerta! Caso o cocô do seu bebê esteja branco ou vermelho, avise o pediatra! Fezes brancas, tanto em bebês quanto em adultos são um sinal de alerta pois podem significar que há algo de errado no fígado que está alterando o processo da digestão. Além disso, fezes com tons avermelhados podem significar sangramento em alguma porção do trajeto de evacuação das fezes. Essa alteração também deve ser comunicada ao pediatra.

Qual a melhor forma de limpar o bebê?

O ideal é limpar o bebê apenas com água morna em algodão. Não é necessário dar banho no bebê toda vez que ele evacuar, mas é importante deixar o bumbum bem limpinho e seco para evitar assaduras.
Os lenços umedecidos são contraindicados antes dos 6 meses, visto que deixam a área úmida, favorecendo assaduras, como, por exemplo pelo fungo Cândida. Além disso, alguns bebês podem ter irritação pelos compostos do lenço, mesmo que sejam próprios para bebês recém-nascidos. Em casos extremos como quando estiver fora de casa, se for usar os lenços umedecidos, opte pelos hipoalergênicos.
LEIA MAIS:
VEJA MAIS