Como limpar os dentes dos bebês?

Instituto Villamil higiene dos dentes - 1

Mesmo que os dentes decíduos do seu bebê caiam, cuidar deles é essencial para a saúde da gengiva e dos futuros dentes permanentes. Aqui estão as melhores dicas para manter a saúde bucal do seu filho.

A perda dos dentes decíduos ou o desenvolvimento de cáries pode deformar a boca, causando problemas quando os  permanentes tomarem o lugar. Além do mais, seu bebê dependerá dos dentes decíduos para uma mastigação e nutrição adequadas, bem como para a fala e a aparência, por muitos anos. Começar hábitos regulares de escovação cedo também aumentará a probabilidade de seu filho manter uma boa higiene bucal no futuro . Essas dicas podem ajudá-lo a higienizar os dentes do bebê de maneira adequada.

Aprenda as etapas do nascimento dos dentes de leite

A primeira dentição surge quando o seu bebê tem cerca de 6 meses; geralmente são os dois do meio na gengiva inferior. Por volta dos 8 meses, surgem os dentes do meio na gengiva superior. Dois dentes de cada lado deles aparecem por volta dos 9 a 10 meses. Em seguida, quatro dentes irrompem a cada quatro meses, até que todos os 20 estejam presentes aos 3 anos. Assim como as crianças diferem, o mesmo ocorre com a maneira como crescem, por isso não se assuste se os dentes do seu bebê não aparecerem na ordem citada.

Bebê sentado na posição “W”: é seguro?

Higiene bucal mesmo antes dos dentes nascerem

Instituto Villamil higiene dos dentes - 1
Os pais devem estar cientes de que a higiene bucal começa antes do aparecimento dos primeiros dentes. Além de ser importante para a saúde bucal, a prática deve ser incentivada e ensinada para as crianças o mais cedo possível.

Antes que os dentes do seu filho apareçam, limpe suas gengivas, a língua e a bochecha após cada mamada afim de remover resíduos lácteos. A limpeza deve ser feita com gaze ou tecido macio umedecido em água filtrada enrolado no dedo. Passe por toda a boquinha com movimentos leves.

Domine o processo de limpeza dos dentes

Uma vez que os dentes estão visíveis devemos iniciar a higienização buco-dentária, ou seja, da boca e dos dentes. O recomendado é espalhar uma gota, do tamanho de um grão de arroz cru, de creme dental com flúor em uma escova de cerdas macias com uma cabeça pequena. Use-o para limpar os dentes do seu bebê duas a três vezes ao dia, aumentando gradualmente a quantidade de pasta dental. A escovação noturna é mais importante para evitar cáries, por isso a criança não pode dormir sem fazer a higiene bucal. Para evitar que seu filho ingira muito flúor, o que leva a uma condição chamada fluorose, limpe todos os resíduos de pasta dental ao escovar. Quando os dentes do seu bebê se tocam, é hora de começar a passar fio dental.

Planeje a primeira consulta odontológica

O recomendado é agendar uma consulta quando o primeiro dente aparecer ou o mais tardar no primeiro aniversário do seu filho. Os dentistas pediátricos podem detectar cáries dentárias precocemente e fornecer informações sobre o desenvolvimento oral e facial adequado.

Dentição e amamentação: como conciliar?

Observe quando há um problema

Instituto Villamil higiene dos dentes - 2
O pais devem criar o hábito de observar a aparência dos dentes dos bebês, pois dessa maneira qualquer alteração será identificada e tratada precocemente.

A cárie dentária pode ocorrer como resultado da exposição constante ao açúcar natural do leite materno ou da fórmula sem uma higienização bucal adequada. Eventualmente, uma cavidade irá se formar , caracterizada por descoloração e pequenas manchas. Se você notar algum desses sintomas, certifique-se de consultar o dentista do seu filho imediatamente para chegar a um plano de tratamento.

Evite cáries de mamadeira

Outra parte importante da boa higiene dental é prevenir uma doença comumente chamada de cárie de mamadeira, que pode levar à perda dos dentes decíduos. Geralmente se desenvolve em bebês que são rotineiramente colocados na cama com mamadeiras de leite (ou pior, suco) e é notório por causar cáries. Nunca deixe seu bebê com a mamadeira por longos períodos de tempo, especialmente se você perceber que ele não está mais mamando e está apenas usando a mamadeira para seu conforto. Se eles precisam de uma mamadeira para relaxar, encha-a com água pura. O contato excessivo com líquidos adoçados, seja naturalmente ou artificialmente, principalmente no período da noite, pode causar essa patologia. Lembre-se de consultar o dentista do seu filho sempre que tiver dúvidas.  

LEIA MAIS

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat