A palavra “doula” vem do grego e significa ‘a mulher que serve’. Atualmente é usado para nomear àquelas mulheres que oferecem suporte à outras mulheres durante todo o período de antes, durante e depois do parto. A função da doula então é encorajar, informar e oferecer conforto e tranquilidade à mulher durante a gestação e todos os períodos do parto. Antigamente, as mulheres davam à luz rodeadas por outras mulheres. Mães, avós e irmãs que davam todo o suporte durante o período pré e pós parto. Essas mulheres muitas vezes já haviam passado por experiências semelhantes. Portanto elas faziam com que o processo de gestar, parir e cuidar fosse empático e voltado para a mulher. Porém, com o avanço técnico e científico da medicina e a mudança do ambiente dos partos para os hospitais esse acompanhamento foi se perdendo. Apesar disso, com o início dos movimentos voltados para parto humanizado, o papel de apoio entre mulheres voltou a discussão. E em 1973 a antropóloga Danna Rafael, dos Estados Unidos, usou pela primeira vez o termo “doula”. Desde então essas profissionais tem sido cada vez mais procuradas, porque são de grande importância no acompanhamento dessa fase na vida das mulheres.
Benefícios do acompanhamento de uma doula
Vários estudos mostram que ter uma doula tem resultados positivos, porque apresentaram redução nas intervenções e complicações do parto e aumento do elo entre a mãe e o bebê. Segundo o livro MotheringtheMother, o acompanhamento da doula reduz em 25% a duração do trabalho de parto e 60% nos pedidos de redução da dor pelo método peridural. Além disso, reduz em 40% o uso de ocitocina, e fórceps e 50% os índices de cesárea. A doula dá instruções para a mulher sobre posições que melhoram a dorOutros estudos associam que mulheres acompanhadas por doulas tem uma diminuição de ansiedade e baixa auto-estima no pós-parto, sendo assim há também redução de depressão pós-parto e uma melhor interação entre mãe e bebê, o que aumenta as chances de sucesso na amamentação.
Como funciona o trabalho da doula na prática?
Durante a gestação
Nesse período, a doula tem como principal função apoiar e informar a mulher e seu/sua parceiro(a). Por isso trazem dados atualizados e de fontes confiáveis sobre a gestação, parto e pós-parto. Através de encontros, ela oferece à gestante um espaço para sanar dúvidas e conversar sobre expectativas. Além do mais, a doula fornece informações práticas que ajudam na preparação e organização da casa para o período após o nascimento e a chegada em casa com o bebê. Outra função é pôr a gestante a par dos protocolos hospitalares, na maioria das vezes desconhecidos das mulheres.
Durante o trabalho de parto e o parto
Nesse momento, há apoio e conforto emocional na medida que a doula irá propor técnicas não medicamentosas para que não se tenha tanta dor, além de posições que ajudam no nascimento do bebê e massagens para relaxamento. Ao mesmo tempo, elas são uma ponte entre os pais e a equipe médica e traduzem os acontecimentos de forma que eles possam entender. A doula pode ajudar o pai ou acompanhante, dando dicas de como ser mais presente durante o trabalho de parto e ajudar a mulher.A doula estará auxiliando e tranquilizando a mulher em todos os momentos.
No puerpério
Durante o pós parto, uma das principais funções da doula é escutar e acolher a mulher, já que a chegada de um bebê traz novidades; assim como também pode ajudar com a amamentação e dar dicas sobre cuidados com o bebê.
O que a doula não faz?
É importante deixar claro que as doulas não tem o treinamento para dar o suporte ao parto, na medida que isso é feito por profissionais da saúde e por isso esses profissionais não podem ser substituídos pela doula. Sendo assim, a doula não pode realizar alguns procedimentos como escutar os batimentos cardíacos do bebê, não pode dar remédio a grávida e nem fazer toques vaginais. Como se sabe, a mulher tem direito a um acompanhante de escolha, mas a doula não o substitui, ela orienta esse acompanhante para melhor participação durante o processo.Apesar de suas limitações, essa profissional é muito importante.Por todos esses motivos, acreditamos que a presença da doula só tem a somar na sua gestação, parto e pós-parto! O próprio Ministério da Saúde do Brasil e Organização Mundial de Saúde recomendam esse acompanhamento em vários de seus documentos que já foram divulgados. Todas as mulheres merecem receber esse apoio contínuo e especializado já que isso faz com que tenham lembranças positivas desse momento tão importante de sua vida.