Doula: saiba como escolher a melhor para você

qual o papel da doula
A palavra “doula” vem do grego e significa ‘a mulher que serve’. Atualmente é usado para nomear àquelas mulheres que oferecem suporte à outras mulheres durante todo o período de antes, durante e depois do parto. A função da doula então é encorajar, informar e oferecer conforto e tranquilidade à mulher durante a gestação e todos os períodos do parto.   Antigamente, as mulheres davam à luz rodeadas por outras mulheres. Mães, avós e irmãs que davam todo o suporte durante o período pré e pós parto. Essas mulheres muitas vezes já haviam passado por experiências semelhantes. Portanto elas faziam com que o processo de gestar, parir e cuidar fosse empático e voltado para a mulher. Porém, com o avanço técnico e científico da medicina e a mudança do ambiente dos partos para os hospitais esse acompanhamento foi se perdendo.  Apesar disso, com o início dos movimentos voltados para parto humanizado, o papel de apoio entre mulheres voltou a discussão. E em 1973 a antropóloga Danna Rafael, dos Estados Unidos, usou pela primeira vez o termo “doula”. Desde então essas profissionais tem sido cada vez mais procuradas, porque são de grande importância no acompanhamento dessa fase na vida das mulheres.     7 dias para um parto dos sonhos

Benefícios do acompanhamento de uma doula

Vários estudos mostram que ter uma doula tem resultados positivos, porque apresentaram redução nas intervenções e complicações do parto e aumento do elo entre a mãe e o bebê.   Segundo o livro Mothering the Mother, o acompanhamento da doula reduz em 25% a duração do trabalho de parto e 60% nos pedidos de redução da dor pelo método peridural. Além disso, reduz em 40% o uso de ocitocina, e fórceps e 50% os índices de cesárea.    
doula-instituto-villamil-2
A doula dá instruções para a mulher sobre posições que melhoram a dor
Outros estudos associam que mulheres acompanhadas por doulas tem uma diminuição de ansiedade e baixa auto-estima no pós-parto, sendo assim há também redução de depressão pós-parto e uma melhor interação entre mãe e bebê, o que aumenta as chances de sucesso na amamentação.  

Como funciona o trabalho da doula na prática?

Durante a gestação

Nesse período, a doula tem como principal função apoiar e informar a mulher e seu/sua parceiro(a). Por isso trazem dados atualizados e de fontes confiáveis sobre a gestação, parto e pós-parto. Através de encontros, ela oferece à gestante um espaço para sanar dúvidas e conversar sobre expectativas. Além do mais, a doula fornece informações práticas que ajudam na preparação e organização da casa para o período após o nascimento e a chegada em casa com o bebê. Outra função é pôr a gestante a par dos protocolos hospitalares, na maioria das vezes desconhecidos das mulheres. 

Durante o trabalho de parto e o parto

Nesse momento, há apoio e conforto emocional na medida que a doula irá propor técnicas não medicamentosas para que não se tenha tanta dor, além de posições que ajudam no nascimento do bebê e massagens para relaxamento. Ao mesmo tempo, elas são uma ponte entre os pais e a equipe médica e traduzem os acontecimentos de forma que eles possam entender. A doula pode ajudar o pai ou acompanhante, dando dicas de como ser mais presente durante o trabalho de parto e ajudar a mulher. 
A doula estará auxiliando e tranquilizando a mulher em todos os momentos.

No puerpério

Durante o pós parto, uma das principais funções da doula é escutar e acolher a mulher, já que a chegada de um bebê traz novidades; assim como também pode ajudar com a amamentação e dar dicas sobre cuidados com o bebê.  

O que a doula não faz?

É importante deixar claro que as doulas não tem o treinamento para dar o suporte ao parto, na medida que isso é feito por profissionais da saúde e por isso esses profissionais não podem ser substituídos pela doula. Sendo assim, a doula não pode realizar alguns procedimentos como escutar os batimentos cardíacos do bebê, não pode dar remédio a grávida e nem fazer toques vaginais. Como se sabe, a mulher tem direito a um acompanhante de escolha, mas a doula não o substitui, ela orienta esse acompanhante para melhor participação durante o processo. 
doula-instituto-villamil-4
Apesar de suas limitações, essa profissional é muito importante.
Por todos esses motivos, acreditamos que a presença da doula só tem a somar na sua gestação, parto e pós-parto! O próprio Ministério da Saúde do Brasil e Organização Mundial de Saúde recomendam esse acompanhamento em vários de seus documentos que já foram divulgados. Todas as mulheres merecem receber esse apoio contínuo e especializado já que isso faz com que tenham lembranças positivas desse momento tão importante de sua vida. 

Leia mais:

Veja:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat