Métodos para não engravidar de longa duração

Diu

Nesse texto iremos falar sobre métodos contraceptivos reversíveis de longa duração:

Os métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARCs) são anticoncepcionais altamente eficazes, que possuem duração maior ou igual a três anos. Como o próprio nome diz, são métodos reversíveis, ou seja, quando retirados a mulher volta a ter possibilidade de gravidez.

Método contraceptivo
Método contraceptivo

Quais são os Métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARCs) disponíveis?

São representados pelos:

  • Implante subdérmico liberador de etonogestrel (IMPLANON®) – possue duração de três anos.
  •  DIUs – possuem duração de 5 a 10 anos.

No Brasil, estão disponíveis os DIUs de cobre, o de cobre com prata e o liberador de levonorgestrel (MIRENA®). Sendo este último considerado um método hormonal.

Por que escolher um Métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARCs) como método contraceptivo?

Esses métodos são considerados cerca de 20 vezes mais eficazes que os de curta duração (a pílula, a injeção, o adesivo e o anel vaginal). Isso pode ser explicado pelo fato de não dependerem das usuárias para serem efetivos.

Com eles, a mulher não precisa, por exemplo, se lembrar de tomar a pílula todos os dias no mesmo horário para garantir o efeito contraceptivo. Isso tudo resulta em uma taxa de eficácia próxima à da esterilização cirúrgica (a famosa laqueadura, que diferentemente dos LARCs não é reversível)!

Além disso, a taxa de continuidade das usuárias dos LARCs é maior quando a comparada das usuárias de métodos de curta duração.

E quais são as taxas de falha desses métodos?

Estudos demonstram que se usado da forma correta os métodos apresentam as seguintes taxas de falha:

  • DIU de cobre e cobre+prata: 0,6 a 0,8%

  • DIU liberador de levonorgestrel (MIRENA®): 0 a 0,6%

  • Implante contraceptivo (IMPLANON®): 0,05%

Método contraceptivo
Método contraceptivo

Quem pode utilizar um Métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARCs)?

Os métodos estão indicados para todas as mulheres que desejam um método de contracepção eficaz! Isso inclui adolescentes e mulheres que ainda não tiveram filhos.

Por não necessitaram de ações regulares da paciente, os LARCs tem sido indicados como primeira linha de contracepção pela Academia Americana de Pediatria e pelo Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia.

Apesar de apresentarem alta eficácia, esses métodos ainda são subutilizados no Brasil.  Isso se justifica pelo alto custo do DIU de levonorgestrel (MIRENA®) e implante subdérmico, mas também pela falta de conhecimento das mulheres a respeito das vantagens dos métodos. 

Atualmente, o único LARC disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o DIU de cobre. Alguns planos de saúde também cobre o DIU liberador de levonorgestrel (MIRENA®).

A escolha de um método contraceptivo envolve vários fatores. A mulher deve conhecer seu corpo, além de entender a ação de cada contraceptivo e seus efeitos colaterais. 

A livre escolha irá influenciar na adesão ao método e, por isso, deve ser sempre individualizada e discutida com médico de confiança da paciente!

LEIA MAIS:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat