Como conciliar carreira e maternidade

gisele-bundchen-amamenta

1⃣ Estabeleça prioridades

O dia tinha 24 horas antes de você ter filhos. E agora continua tendo apenas 24 horas. Mesmo você sendo mãe e precisando de 48.  Então, coloque uma coisa na sua cabeça: NÃO VAI DAR TEMPO fazer tudo o que você fazia antes de ter filhos. Algumas coisas terão que ser riscadas da sua lista: seja a sombrancelha semanal, ou a saída com as amigas, ou o passeio no shopping. Cada uma vai saber o que pode esperar e até quando pode esperar cada ítem da agenda.

2⃣ Delegue

Você trabalhava, malhava, tinha uma vida social agitadissima, andava sempre linda e ainda tinha uma casa organizada com geladeira cheia não era?

Agora você tem UM FILHO. E algumas das suas tarefas anteriores precisarão ser delegadas para que você tenha tempo para seu filho. Você vai ter que abrir mão de algo. Delegar é um aprendizado. Quanto mais você pratica melhor você fica e mais consegue se organizar.

3⃣  Pare quando precisar

O descanso é essencial para qualquer ser humano. Você precisa parar na hora que sua “pilha” acabar.

Ou melhor: Não espere sua pilha acabar, recarregue antes. Só você saberá dizer quando precisa parar tudo, tirar algumas horas (ou muitas) apenas para você, para fazer algo que te dê prazer, sem ter que ser mãe ou profissional neste momento.

Quando você se recarrega você volta — tanto para a vida profissional quanto para a maternidade — muito mais capacitada e preparada!

4⃣ Se priorize

Muitas mulheres, depois que têm filhos, esquecem de si mesmas. Entram num ritmo de dedicação intensa aos filhos e aos outros: ao marido, aos seus pais e à sua profissão. É muito importante que VOCÊ ESTEJA BEM. Se há um problema em casa, com os filhos, ou profissional, pense primeiro em você. Você precisa estar bem, pois toda a sua casa gira em torno de você. Se você estiver bem, tudo em volta irá se acertar.

5⃣ Diminua as expectativas

Você cria sonhos sobre a maternidade, deseja mil e uma coisas para seus filhos, sonha com a “família margarina” e ainda deseja continuar escalonando seus objetivos profissionais. Ei moça calma! Se você conseguir atingir 70% das suas expectativas, fique muitíssimo satisfeita. Você não irá conseguir todos os seus objetivos, nem seus filhos. Prepare-se para isto. .

6⃣ Jamais compare

Comparou, perdeu. Você, sua vida, sua história, são únicos. O que funciona na casa dos outros não funcionará, necessariamente, na sua. Cuidado! As redes sociais mostram vidas perfeitas, momentos de felicidade, de sucesso. Mas TODOS têm meleca nos olhos quando acordam de manhã, sabia? Para de sonhar com o Rodrigo Hilbert e lembre-se de todas as qualidades de seu marido. Pare de sonhar com o parto da Gisele Bundchen, com a profissão da sua amiga! Pare de comparar seus filhos com aquelas crianças comportadinhas das festinhas de aniversário!

7⃣ Tenha bons amigos

Amigos de verdade irão sempre te acolher, te ouvir, te aconselhar sem preconceitos. Amigos de verdade irão te ajudar a encontrar a saída dentro de você mesmo, irão te fazer mais criativa e mais forte, irão te dar as dicas corretas e saberão te dar apenas um abraço apertado quando for necessário. Depois da maternidade, NÃO SE ISOLE!! Participe de grupos de mães, virtuais ou presenciais, converse sobre seus sentimentos. Tenha amigos no trabalho, também. Una-se às mães do seu círculo profissional, unidas vocês serão mais fortes!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat