Amamentação e libido: 5 dicas para a nova mãe

libido amamentação

Neste texto vamos falar sobre a amamentação e libido: 5 dicas.

Sim, a amamentação altera a libido feminina. Os três principais fatores responsáveis por isto são:

1️⃣ Fator Hormonal

Durante a amamentação é produzida altas doses do hormônio prolactina, que é anti-desejo sexual.

Junto com isto acontece a diminuição do estrogênio, o que leva a uma dificuldade de lubrificação vaginal que pode ocasionar desconforto no relação e perda do interesse sexual, por associar relação sexual a dor.

2️⃣ Fator Físico

Amamentar é uma tarefa que vai exigir um tempo a mais na agenda da mulher.

É cansativo nos primeiros meses, quando ela está de licença do trabalho e focada apenas no bebê. Quando começa a ficar menos cansativo, tem o retorno ao trabalho e às demais atividades.

E aí, quando sobra um tempo para ela, de relaxamento, muitas vezes o cansaço domina e a vida sexual vai sendo postergada.

Amamentação e libido
Amamentação e libido

3️⃣ Fator Sexual

Amamentar é um ato também sexual. E, por isto, consome as energias sexuais da mulher. É uma entrega intensa, contínua, diária. Freud chama a pulsão sexual de “trieb”. E esta pulsão, esse trieb, é gasto pela amamentação. A entrega ao bebê e à amamentação pode exigir um “afastamento” do outro objeto sexual: o parceiro.

 

Como melhorar o desejo sexual durante a amamentação

Amamentação e libido: 5 dicas

Amamentação e libido
Amamentação e libido

Agora que já falamos sobre as causas da diminuição da libido durante a amamentação, vamos falar sobre amamentação e libido: 5 dicas.

1.  Cuide da sua vagina

No pós parto, a vagina fica atrófica e com pouca sensibilidade sexual. É como se a  natureza quisesse que ela  faça sexo neste período.  Entretanto, para melhorar a funcionalidade da vagina no período pós-parto existem cremes, hidratantes e hormônios tópicos que aumentam a lubrificação, tiram a dor e o desconforto.

2. Cuide do seu relacionamento

Para retomar a vida sexual e a libido sexual a mulher precisa e reconectar com seu parceiro. Não como #pai do seu filho, mas como seu #amante! É necessário viver momentos a DOIS. Momentos de namoro e de romance. O estímulo para a libido feminina não virá de fraldas e noites mal-dormidas. Por isto é importante ter alguém para cuidar do bebê por algumas horas. Nestes momentos o casal irá se reconectar.

3. Cuide da rotina do seu bebê

Apesar de fazer aleitamento materno exclusivo e em livre demanda ser o melhor para o bebê, é você, mãe, quem deve definir o que melhor funciona com vocês, na sua casa. Está se sentindo exausta? Desejaria urgentemente noites de sono bem dormidas? Horários mais regulares para amamentar? Você pode ler livros sobre rotinas com bebês ou conversar com uma consultora do sono de bebês.

4. Cuide de você

Agora você é mãe e lactante. E está muito feliz por isto.  Mas  você também quer ser mulher e voltar a ter libido. Então olhe pra dentro de você mesma, o que te falta? Do que tem saudades? Seu bebê ficará bem se você estiver bem. Você precisa de tempo pra cuidar de você, pra se sentir linda e sexy.

5. Cuide do seu coração

Como andam suas emoções? Ainda guarda lembranças e mágoas dos acontecimentos da gravidez/parto/puerpério? Life goes on ! A vida continua! NINGUÉM teve a gravidez/parto/puerpério perfeitos.

Você é uma mulher maravilhosa e precisa retomar a sua vida pessoal, se sentir segura, importante, para se sentir sexy! Por isto reflita, medite, escreva, converse com suas amigas.  Se necessário, faça terapia.  Enfim… mude de fase e verá como as coisas ficarão melhores!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat