Quanto tempo demora um parto normal?

quando-tempo-dura-trabalho-de-parto
Uma dúvida muito comum das mulheres grávidas é sobre quanto tempo demora um parto normal. Contudo, para falarmos sobre isso, temos que entender os diversos momentos ou fases do trabalho de parto.

Entendendo as fases do trabalho de parto…

O parto normal ou vaginal pode ser dividido em 3 fases:
  • 1ª fase: é a fase em que ocorre a dilatação do colo uterino, sendo também dividida em duas fases:
    • Fase latente: vai do início das contrações uterinas dolorosas até alcançar uma menor que 4 a 6 cm.
    • Fase ativa: nela há contrações uterinas dolorosas com intervalos regulares. Essas contrações promovem o apagamento do colo uterino (fica mais fino) e ocorre dilatação de 4 a 10 cm. É no início dessa fase que a gestante deve ir para a maternidade.
  • 2ª fase: é o período expulsivo. É aquela que vai da dilatação completa do colo (ou seja, 10 cm) até o nascimento do bebê.
  • 3ª fase: é a fase da dequitação. É aquela que começa após o nascimento do bebê e vai até a dequitação da placenta e das membranas, isto é, quando elas se desprendem do útero.

Quanto tempo demora cada fase de um parto normal? 

1ª fase

A primeira fase do trabalho de parto é a mais demorada. A fase latente é muito variável entre as mulheres, por isso não é possível estabelecer um tempo médio. Já na fase ativa, é esperado que a mulher tenha uma dilatação de pelo menos 1 cm por hora. Sendo assim, a fase ativa, mesmo também sendo variável, possui tempo médio.
  • 1°  parto da mulher: quando a mulher é nulípara, o que significa que ela nunca teve um parto antes, a fase ativa dura em média 8 horas, e raramente dura de 12 a 18 horas.
  • 2° parto em diante: quando a mulher é multípara, ou seja, já teve parto antes, dura em média 5 horas, raramente durando mais que 10 horas.

2ª fase

O período expulsivo geralmente é mais rápido do que a dilatação. É considerado normal um período expulsivo de até 3 horas quando é o primeiro parto da mulher, sendo que a partir de 1 hora já há necessidade de maior monitorização. Quando a mulher já passou por outro(s) parto(s), é normal que o período expulsivo dure até 2 horas, sendo necessária maior monitorização quando ultrapassa os primeiros 30 minutos.

3ª fase

A dequitação da placenta pode ocorrer logo após o nascimento ou demorar alguns minutos. Quando o parto normal ocorre com intervenções médicas, é considerado normal que demore no máximo 30 minutos para o desprendimento da placenta e das membranas. Quando o parto é fisiológico/natural, pode-se esperar até 60 minutos para a dequitação.

O que podemos concluir?

Embora haja um tempo médio para o trabalho de parto, cada mulher é  única e irá parir no tempo do seu próprio corpo e do seu bebê. Além disso, é importante destacar que as pessoas nem sempre se encaixam nos números estabelecidos. Dessa forma, uma boa assistência obstétrica é de grande valor na condução de um parto normal, para que as intervenções, quando necessárias, sejam feitas em tempo oportuno, com respeito e compromisso com mãe e o bebê. Fonte: DynaMed – Management of routine labor

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat