Dificuldade na amamentação? Pode ser Língua Presa! Saiba como prevenir

dicas-para-amamentar

Você já deve ter ouvido falar sobre língua presa! Mas você sabia que isso pode afetar a amamentação?

No dia 20 de junho comemora-se o dia nacional do Teste da Linguinha. Você sabe o impacto que ele pode ter na vida do seu bebê e como pode ter relação com dificuldade na amamentação? Nesse texto, iremos te contar um pouco mais sobre isso.

Há 5 anos tornou-se obrigatória, por lei, a realização desse teste em todos os recém nascidos ainda na maternidade. Isso mesmo, o teste da linguinha é um direito do seu bebê!

O que o Teste da Linguinha diagnostica?

O Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês possibilita o diagnóstico precoce da conhecida “língua presa”. 

A “Língua presa” está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante a gestação, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos.

Ela pode comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar.

Como a língua presa pode prejudicar a amamentação?

O bebê com o frênulo curto não realiza a pega adequada, ou seja, não consegue abocanhar toda a aréola  e realizar uma sucção efetiva, gerando fissuras no seio da mãe. Portanto, é causa frequente de dor para amamentar e desmame precoce. Por isso, a avaliação logo nos primeiros dias de vida é tão fundamental! 

Além das dificuldades para mamar, os impactos negativos desdobram-se na infância, na juventude e na vida adulta. Problemas na mastigação, deglutição e alterações na fala afetam a comunicação, o relacionamento social e o desenvolvimento profissional.

Quem realiza o teste?

O teste da linguinha deve ser realizado por um profissional da área da saúde qualificado, como por exemplo, o fonoaudiólogo.  Ele deve elevar a língua do bebê e também observar o bebê chorando e sugando. O exame não dói e não tem contraindicações

Qual o tratamento?

A avaliação precoce é ideal para que os bebês sejam diagnosticados e tratados com sucesso. Por meio dela, é possível diagnosticar os casos mais severos e indicar a frenotomia lingual (pique na língua) já na maternidade. 

Nós, do Instituto Villamil, oferecemos a realização do teste com uma equipe especializada além de cursos e consultorias em aleitamento, para que a sua experiência amamentando seja a melhor possível!

Caso queira saber mais sobre este e outros temas, entre em contato conosco. Além disso,  acompanhe nossa página do Instagram.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat