Quase todas as mulheres quando engravidam acabam tendo que viajar em algum momento. Além disso, algumas delas planejam voar durante a gravidez. Mas será que é seguro? Tenho que tomar algum cuidado? 
A melhor época para viajar é no meio da gravidez, ou seja, entre 14 e 28 semanas. Isso se deve ao fato de que os problemas mais comuns de gravidez acontecem no primeiro e terceiro trimestres. No meio da gravidez, as mulheres costumam estar mais dispostas, com menos enjoos e ainda não há tanto cansaço pelo peso da barriga.
Se você estiver planejando uma longa viagem, siga os seguintes passos para reduzir o risco de trombose:

É seguro viajar durante a gravidez?
Para a maioria das mulheres, não há problemas em viajar durante na gravidez. Enquanto você e seu bebê estiverem saudáveis e ainda não tiverem completado 36 semanas de gestação, a viagem é segura. Contudo, a partir das 37 semanas existe um risco maior do início do trabalho de parto, o que torna a viagem menos segura.Planejamento: qual é o melhor momento da gravidez para viajar?

Quando não se deve viajar durante a gravidez?
A viagem não é recomendada se você tiver certas complicações na gravidez, tais como:- pré-eclâmpsia
- ruptura prematura de membranas
- trabalho de parto prematuro
Quais locais devo evitar viajar enquanto estiver grávida?
Não é recomendado que gestantes façam viagem para áreas que estão com surtos de zika vírus. Zika é uma doença transmitida por mosquitos que podem causar sérios defeitos nos bebês, principalmente microcefalia. Infelizmente, é comum em diversas regiões do Brasil. A viagem também não é recomendada para áreas com malária, outra doença transmitida por mosquitos que é perigosa para mulheres grávidas. Portanto, é importante ter boas informações sobre o seu destino.O que devo fazer antes de viajar?
Há algumas coisas que você pode fazer para garantir uma viagem mais segura e confortável:- Agende uma consulta com seu obstetra antes de viajar, para se certificar de que está tudo bem;
- Sob prescrição médica, tenha alguns medicamentos que possam ser necessários, como analgésicos, medicamento para náusea, pomada para hemorróidas, kit de primeiros socorros e as vitaminas que você está usando no pré-natal;
- Verifique se suas vacinas estão em dia;
- Saiba quanto tempo levará para chegar ao seu destino final. Viagens mais curtas são melhores e mais seguras durante a gestação;
- Lembre-se de saber sobre o sistema de saúde do seu destino e faça um Seguro Viagem que cubra gastos relativos a gestação e parto.
O que é Trombose e por que é uma preocupação para grávidas durante uma viagem?
A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição na qual se formam coágulo de sangue nas veias das pernas ou em outras áreas do corpo. Esses coágulos são perigosos quando se desprendem de onde foram formados e então chegam aos pulmões. Quando uma pessoa fica muito tempo sentada ou sem se movimentar, como em viagens longas, o risco de trombose aumenta. Além disso, a própria gravidez aumenta ainda mais o risco de TVP.
- Hidrate-se bebendo bastante líquido;
- Use roupas folgadas e confortáveis;
- Caminhe e mexa as pernas com frequência.
Dicas para viajar de carro:
- Planeje viagens mais curtas;
- Sempre use o cinto de segurança;
- Planeje fazer várias paradas para que você possa se movimentar e esticar as pernas.
Dicas para viajar de avião:
- Calcule bem em qual idade gestacional você terá antes de reservar um voo;
- Complete sua viagem antes de completar 36 semanas de gravidez;
- Verifique quais são as regras da sua companhia de viagem: algumas companhias aéreas não permitem ou exigem um atestado médico durante o último trimestre de gravidez.
- Reserve um assento no corredor para que você fique mais à vontade para se levantar, esticar as pernas e ir ao banheiro. Assim, você consegue fazer isso com mais conforto a cada 2h, pelo menos.
- Evite alimentos que produzam gases antes e durante do seu voo. Embora pareça “bobagem”, a física explica: o gás se expande na baixa pressão do ar dos aviões em voo e pode causar desconforto.
- Use seu cinto de segurança sempre que estiver sentado e quando é exigido pela tripulação.
Algumas companhias Aéreas e suas orientações:
Dicas para viajar de navio:
- Certifique-se de que um médico ou enfermeiro esteja a bordo do navio;
- Certifique-se de que suas paradas programadas sejam locais com hospital;
- Leve com você algum remédio para enjoo que seu obstetra tenha recomendado;
- Lave as mãos com frequência enquanto estiver a bordo do navio para evitar infecções virais que são comuns em navios.
Em quais situações devo procurar atendimento médico de emergência durante uma viagem?
- Sangramento vaginal;
- Dor no abdome ou na pelve;
- Contrações;
- Rompimento da “bolsa das águas”;
- Sinais e sintomas de pré-eclâmpsia (dor de cabeça que não passa, alterações na visão, inchaço da face ou mãos)
- Vômito intensos ou diarréia

Como posso encontrar um profissional de saúde enquanto viajo?
Mesmo se você estiver em perfeita saúde antes de ir em uma viagem, não tem como prever quando surgirá uma emergência. O ideal é que você sempre procure saber antecipadamente sobre as instalações médicas do seu destino e sobre as possibilidades dentro do seu Seguro Viagem, caso seja uma destino internacional.- Fonte: ACOG – Travel During Pregnancy
- Caso queira saber mais sobre este e outros temas, entre em contato conosco. Além disso, acompanhe nossa página do Instagram.