A telemedicina, conhecida como “Telehealth” permite você alcançar cuidados com a sua saúde, sem ser necessário estar, por exemplo, cara a cara com a sua ginecologista-obstetra, mas sim ter uma consulta ginecológica via telemedicina. Portanto, utilizar a tecnologia em prol da saúde é extremamente necessário e importante, especialmente, no período de pandemia o qual vivemos. Você tem que concordar que há muitos benefícios em ficarmos seguros em casa, utilizando uma vídeo chamada para fazer uma consulta e dessa forma, ficar tranquila e tirar todas as dúvidas, que possam surgir, com o seu médico. Então não deixe de conferir as 10 dicas de ouro, em relação à telemedicina, que separamos para você!

AFINAL, PARA QUE SERVE A TELEMEDICINA?
A consulta online é igual uma consulta ao vivo, porém, ela possui um diferencial que é o fato de o profissional realizá-la à distância, ou seja, online. Portanto, as consultas ginecológica via telemedicina são promovidas, bem como a promoção do alcance de conhecimentos, por exemplo, sobre como realizar contracepção, ou seja evitar uma gravidez indesejada. Ademais, ela pode funcionar também para a avaliação e possível tratamento dos sintomas de menopausa e para o cuidado da sua saúde mental. Para as gravidinhas de plantão, vocês não estão excluídas dessa: a telemedicina pode ser utilizada para consultas durante e pós gravidez.
SERÁ QUE A QUALIDADE DA TELEMEDICINA É INFERIOR À DE UMA CONSULTA PRESENCIAL?
Opaa, atenção!!
Primeiramente, em geral, nós temos medo daquilo que não conhecemos muito bem e do que é muito novo, o que é completamente normal. Porém, você não deve ficar insegura com a telemedicina, uma vez que: em uma consulta online, em muitos casos, você pode conseguir uma qualidade de consulta tão boa quanto se estivesse em uma presencial. Portanto, não tenha receio de pedir informações para o seu médico sobre a possibilidade de vocês realizarem uma consulta ginecológica via telemedicina e nem de optar por outras consultas online. Priorize sempre a sua saúde!
QUAIS OS PONTOS POSITIVOS DA TELEMEDICINA?
Então, vamos pensar pelo lado positivo: a tecnologia nos proporciona uma magnífica opção de que, se você estiver insegura e se sentir desconfortável de ter que sair de casa durante a pandemia, afinal, devemos evitar sair, você pode e deve optar pela telemedicina, quando o seu médico também julgar possível e viável essa opção. Logo, durante a pandemia promovida pelo COVID-19, as saídas devem ser em casos extremamente necessários e/ou de urgência, então vamos deixar de lado os “tabus” e os medos acerca da consulta online. Ademais, em um período de quase 2 anos pandêmicos, no qual a telemedicina expandiu MUITO, ela está sendo muito promissora em todo o mundo!!

COMO E QUANDO EU DEVO MARCAR UMA CONSULTA GINECOLÓGICA VIA TELEMEDICINA?
1- Veja com o seu ginecologista sore a possibilidade e necessidade da consulta online. Pergunte a ele como a consulta irá funcionar. O médico irá lhe ligar no seu telefone? Ou ele lhe enviará um link de uma plataforma online que tem vídeo chamada e lhe pedirá para baixar o aplicativo? Deixe claro para ele se você preferir realizar a consulta online apenas pelo seu celular ou não.
2- Converse sobre o fato de como durante a consulta online ele irá manter o seu atendimento privado, exclusivo, e seguro. Você precisa se sentir segura.
O QUE EU PRECISO PARA UMA CONSULTA ONLINE?
3- Pergunte sobre o que você precisará em sua consulta, como se será necessário algo para medir a sua temperatura, por exemplo. Se você tiver um aparelho de medir pressão em casa, pergunte também se você deve aferi-la antes da consulta.
4-Não deixe de perguntar também sobre o pagamento da sua teleconsulta, afinal, continua sendo um local de trabalho e um atendimento. Caso você tenha convênio médico, confira com eles se eles irão cobrir o seu atendimento, antes de realizá-lo.

O QUE DEVO FAZER ANTES DA CONSULTA OCORRER?
5- Se possível, ache um local tranquilo, seguro, que você não tenha muitas interrupções e que possua uma boa conexão de internet. Se você possuir fones de ouvidos, você pode tranquilamente utilizá-los, verificando se eles estão funcionando bem, pois assim você conseguirá reduzir o barulho à sua volta. Tente escolher um que te agrade.
6- Se necessário, faça planos para perguntar sobre tudo que você tem dúvida. Por exemplo, em caso de você estar grávida e for uma consulta de pré-natal, não deixe de perguntar sobre os cuidados com o bebê, caso isso seja uma dúvida sua.
7- Experimente as tecnologias que serão utilizadas durante a consulta. Se você e o médico, usarão um website ou um aplicativo, teste ele previamente e tenha certeza de que você consegue fazer “log-in”, ou seja, entrar no aplicativo.
8- Se prepare da mesma forma que você se prepararia em uma consulta ao vivo. Escreva os sintomas que está sentindo, o seu histórico de saúde, medicações que você toma e perguntas e dúvidas que você tenha.
Não perca o nosso curso “Projeto 12 meses”. Inscreva-se já!
E DEPOIS DA CONSULTA, QUAIS SÃO AS MINHAS OPÇÕES?
9- Não deixe de realizar o acompanhamento com o seu ginecologista obstetra se você tiver qualquer outra dúvida sobre a sua saúde. Se o seu médico julgar necessário uma consulta presencial e a realização de exames, pergunte a ele sobre como e quando será esse agendamento.
10- Não deixe de dar o seu feedback sobre o que você achou da consulta online, pois isso é muito importante para o seu médico saber como poderia melhorar para próximas consultas e até mesmo para manter abordagens que deram certo.

SAIBA MAIS:
- Como ter uma vida sexual satisfatória?
- Métodos para não engravidar de longa duração
- Pressão alta na gravidez
VEJA TAMBÉM: