Consulta pré-natal com pediatra

Consulta Pre-natal com pediatra
A assistência à saúde da criança deve se iniciar antes de seu nascimento. De acordo com estudos científicos  a consulta pediátrica pré-natal consegue reduzir a morbimortalidade materna e do bebê. A consulta pediátrica no pré-natal proporciona à família um vínculo com o pediatra já antes do nascimento da criança. Inúmeros são os objetivos que devem ser atingidos com esta consulta. Dentre eles pode-se destacar.

Estabelecer a relação entre o pediatra e os pais antes do nascimento da criança

A consulta pré-natal possibilita a formação de um vínculo entre o pediatra e a família, contribuindo para as futuras visitas de supervisão de saúde. Prepara os pais para o cuidado do desenvolvimento físico e psicológico da criança. Também a consulta pré-natal com o pediatra permite o estabelecimento da confiança dos pais no pediatra. Especialmente se for necessário o encaminhamento  caso a criança necessite de cuidados médicos especiais.

Coletar informações básicas

Consulta com pediatra no pré-natal É importante obter informações acerca dos sentimentos dos pais em relação à gestação. Também devem ser discutidos com eles os anseios, preocupações e necessidades em relação à criança. É primordial coletar dados sobre a saúde materna e o resultado dos principais exames (anti HIV, VDRL, HbsAg, toxoplasmose, hemograma e EAS). Alguns questionamentos, além da história médica dos pais, devem ser feitos. Por exemplo relacionamento do casal, problemas com as gestações anteriores, medo de doenças genéticas e experiências prévias.  Da mesma forma  a  estrutura econômica da família  e expectativa em relação ao estilo de vida futuro. É importante questionar e discutir sobre os hábitos de vida tais como tabagismo, uso de álcool ou drogas ilícitas. Outras questões devem ser abordadas: idade dos pais, suporte familiar, época do retorno ao trabalho e a estrutura que utilizarão nesse momento para o cuidado do filho. Fatores que possam interferir na estabilidade emocional dos pais devem ser discutidos, como por exemplo: emprego, moradia, efeito da chegada da criança na família e o relacionamento entre os irmãos.

Fornecer informações e aconselhamentos

É papel do pediatra acompanhar a gestação e o parto além de  apoiar e orientar cuidados com a mãe e o bebê. Desta forma empenhará  importante função de “cuidador”. Ademais ele irá orientar a família em relação às necessidades nutricionais e de saúde, além de diminuir o estresse familiar. Esse é o momento apropriado para iniciar a discussão sobre as vantagens do aleitamento materno, técnicas, dificuldades e dúvidas sobre amamentação. Também é o momento de esclarecer as principais dúvidas dos pais em relação ao bebê que vai nascer. Pode ser indicada e estimulada a leitura de literatura sobre o assunto.

Identificar situações de risco na gestação

As principais situações de risco são: pais adolescentes, mãe solteira, pais com história de anormalidades genéticas. Também uso de drogas ou risco de violência doméstica. Quando necessário, os pais devem ser encaminhados para atendimento especial (geneticista, grupos de suporte, conselho tutelar etc.) e preparados para possíveis problemas com a criança.

Orientação aos pais

Combinar com os pais a forma de comunicação com a pediatra (telefone, celular, mensagens, email e etc). Além disto entender como será o relacionamento desde o nascimento do bebê.  Como resultado um relacionamento seguro entre família e pediatra surgirá.  

Fornecer apoio para a função de mãe e pai

pediatra de recém nascido É função do pediatra auxiliar os pais a serem competentes cuidadores de seus filhos. Por isto este processo deve começar antes do nascimento do bebê, através da discussão de conceitos essenciais a essa prática. É o momento para começar a trabalhar o papel dos pais. Por exemplo no cuidado diário com o bebê, na troca de fraldas, no cuidado noturno).
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

No Instituto Villamil a equipe do VillaKids realiza atendimento de consultas de pré-natal a partir da 32a semana de gestação.  Venha conhecer o VillaKids e nossa equipe de pediatras!

(Obs.: A consulta pré-natal com pediatra do VillaKids está disponível também para casais grávidos que não são acompanhados no Instituto Villamil)

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat