Gestante pode tomar Vacina da Gripe? Acabe de vez com essa dúvida!

vacina-gestante
Mulheres grávidas têm várias particularidades, não é? Mas será que gestante pode tomar vacina da gripe? Vamos entender melhor este assunto…

Como é a Vacina da Gripe?

A vacina de gripe usada no Brasil, também chamada de Influenza, é preparada com um vírus inativo, e não há provas de que possa ser prejudicial ao bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que mulheres grávidas sejam vacinadas contra a gripe durante a temporada em que a doença é mais frequentee. As vacinas costumam ser disponibilizadas no outono, anualmente, pois a vacina de um ano não faz efeito no ano seguinte. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina da gripe gratuitamente para todas as mulheres grávidas. Portanto, gestante pode tomar vacina da gripe, sim! Procure um posto de saúde para maiores informações, ou consulte o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde.

Por que as gestantes devem ser vacinadas contra à gripe?

Infelizmente, mulheres grávidas ficam mais suscetíveis a infecções como gripes e resfriados. Isso acontece porque há uma pequena queda nos mecanismos de defesa imunológica para não haver rejeição ao feto. Por isso há risco maior de complicações em doenças “simples”, comparável aos riscos corridos por idosos. Além disso, a OMS considera que a vacinação protege também o bebê em seus primeiros meses de vida.

Além de receber a vacina, o que mais posso fazer para melhorar minha imunidade?

Durante o inverno, procure dar uma fortalecida no seu sistema imunológico comendo muitas frutas frescas, verduras e legumes. Esse tipo de alimento contém antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a combater infecções. Além disso, converse com seu obstetra sobre suplementos vitamínicos para gestantes. Descanse bastante e tente se estressar o menos possível.

Quando devo procurar atendimento médico?

Se por um acaso vier a ter sintomas de gripe, como febre, calafrios, dor no corpo e perda de apetite, fale com o médico para que ele oriente um tratamento adequado. Além disso,  procure não ficar agasalhada demais, tome bastante líquido e aguarde estar completamente recuperada para retornar às atividades.

Quais são as diferenças entre a vacina do SUS e dos laboratórios particulares?

Já disponível em algumas clínicas, a vacina contra gripe aplicada na rede privada é diferente da que é distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o ano passado, a vacina quadrivalente contra a gripe tem sido oferecida por alguns laboratórios particulares do país. No SUS, o imunizante distribuído é o trivalente. A diferença entre as duas é que a vacina paga tem um tipo a mais de Influenza B (a linhagem Yamagata). No mais, são iguais. Ambas são feitas com vírus inativados e protegem contra a influenza B (a linhagem Victoria está presente em ambas) e duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2). As duas vacinas têm três tipos de vírus iguais, mas a da rede particular tem um vírus a mais. Isso não quer dizer que ela seja melhor que a trivalente, mas é mais atualizada.

A vacina provoca gripe?

Não são poucos os relatos de pessoas que após receberem a vacina contra a gripe reclamam de dores no corpo e febre. Mas isso não é gripe! Essas sensações devem ser entendidas como uma reação do sistema imunológico à vacina, um sinal de que o corpo está produzindo anticorpos contra o vírus. Texto escrito por Dra. Renata Miranda, ginecologista e obstetra do Instituto Villamil. Se deseja saber mais sobre esse tema, entre em contato conosco. Além disso, acompanhe o nosso #DreamTeam no Instagram da Villa!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat