No famoso “Outubro Rosa”, ouvimos muito falar sobre a importância da Mamografia. No entanto, restam muitas dúvidas a respeito disso: Quando devo fazer? Dói? A mamografia é o exame que dá o diagnóstico de câncer de mama? Tire essas e outras dúvidas neste texto!
Para que serve a mamografia?
A principal utilização da mamografia na população é como teste de triagem para o Câncer de Mama. Quando fazemos essa triagem, estamos em busca de de alguma alteração nas mamas em uma paciente que ainda não apresenta sintomas. Assim, com o auxílio de outros exames, pode-se realizar um diagnóstico precoce, com maiores chances de sucesso no tratamento.
Além disso, ela pode ser utilizada como exame diagnóstico quando uma paciente alguma alteração ao exame das mamas. Nesse caso, o ginecologista/mastologista irá pedir o exame após o sinal ou sintoma aparecer, já não sendo considerado uma triagem.
Por que a mamografia é tão importante para triagem de câncer de mama?
Segundo o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres no Brasil e no Mundo, perdendo apenas para os cânceres da pele. Além disso, ocorrem cerca de 60.000 novos casos no Brasil por ano, tendo uma mortalidade aproximada de 17.000 pessoas.
Quando se faz uma triagem regular das mamas, pode-se encontrar o câncer em um estágio inicial e com mais chance de cura.
É importante saber que a mamografia pode encontrar também outros problemas nos seios que não são câncer.
O que é mamografia?
A mamografia é a principal ferramenta usada para rastrear o câncer de mama e outros problemas nos seios. A mamografia consiste em uma radiografia (raio-X) utilizada para visualizar a estrutura das mamas. Depois de realizada, o médico radiologista avalia as imagens e classifica o resultado.
Quais cuidados devo ter para realizar este exame?
No dia do seu exame, evite usar hidratantes, loções e desodorantes. Isso se justifica porque a maioria desses produtos possui substâncias que podem aparecer no raio-X. Isso pode prejudicar a interpretação da mamografia.
Como é feita a mamografia?
Neste exame, é necessário que a mulher fique sem blusa e sutiã, vestindo apenas uma camisola fornecida pela clínica. Ficando de frente para a máquina de raio-X, um dos seios é colocado entre duas superfícies de plástico. Essas placas se aproximam apertando a mama de cima para baixo, em um primeiro momento, e de um lado para o outro, na sequência. Obtém-se, assim, duas imagens. Esse aperto serve para achatar a mama ao máximo. Para muitas mulheres, esse momento traz certo desconforto, mas é importante para visualizar bem o tecido mamário. Em seguida, são feitas as mesmas manobras com a outra mama.
É doloroso fazer uma mamografia?
A pressão das placas geralmente faz os seios doerem, mas esse desconforto é rápido. Caso você ainda tenha ciclos menstruais, é interessante marcar a mamografia para a semana logo após a menstruação. Esse é o período do ciclo menstrual com menor sensibilidade mamária.
O que os resultados da mamografia significam?
Os radiologistas usam um sistema chamado BI-RADS para classificar os resultados da mamografia. O exame ganha, então, uma pontuação de 0 a 5, com os seguintes significados:
0 – Exame inconclusivo, ou seja, mais informações são necessárias. Neste caso, o médico pode ter que solicitar outros exames, como Ultrassom das Mamas, ou mesmo repetir a mamografia.
1 – Exame sem alterações. A paciente deve seguir a rotina normal de triagem do câncer de mama.
2 – Alguma lesão com características completamente benigna foi observada, como cistos. Essas pacientes também seguem a rotina de triagem
3 – Alguma lesão foi vista, com baixíssimas chances de se tratar de um câncer. Como não é uma certeza, nova mamografia é feita após 6 meses.
4 – Alguma lesão foi vista e a há suspeita de que seja um câncer. Neste caso, é necessário realizar biópsia.
5 – Alguma alteração foi vista e é altamente sugestiva de câncer. Aqui também é necessário realizar biópsia.
O que significa ter “mamas densas” na mamografia?
É muito frequente mulheres mais jovens apresentarem “mamas densas” na mamografia. Isso ocorre porque o que dá densidade à mama é o tecido mamário (capaz de produzir leite) propriamente dito. Com o passar dos anos, principalmente após a menopausa, a quantidade de tecido mamário diminui, dando lugar a gorduras. As gorduras têm densidade mais baixa. Ou seja, quanto mais envelhecemos, menos densidade as mamas têm.
Quando as mamas são muito densas, a interpretação do exame pode ser mais difícil. As áreas mais densas ficam mais claras na brancas na mamografia, o que pode ocultar alguma lesão. Por causa disso, pode ser necessário pedir outro exame permite melhor visualização de mamas densas, como o Ultrassom.
Quando devo começar a fazer a mamografia?
Para mulheres sem fatores de risco, recomenda-se fazer mamografia a partir dos 40 anos de idade. O exame deve ser feito novamente a cada 1 ou 2 anos, até que a mulher complete 75 anos.
No SUS é feito a cada 2 anos dos 50 aos 69 anos.
Caso seu médico veja que você tem alto risco para câncer de mama, outra programação será feita por ele. Geralmente, nesses casos, começa-se mais cedo a fazer mamografia.
O resultado da mamografia é totalmente confiável?
Como qualquer exame, sempre há chance de erros. Existe a possibilidade tanto de falsos positivos, que acabam gerando muita ansiedade, como de falsos negativos, que geram uma tranquilidade indevida.
No entanto, não deixa de ser uma excelente ferramenta, junto com a prática clínica, para procurar doenças nas mamas.
É possível prevenir o câncer de mama?
Embora a mamografia seja usada para diagnosticar precocemente alterações das mamas, algumas medidas são possíveis para evitar que essas tais alterações apareçam.
Aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos com melhora de alguns hábitos, tais como:
- Prática regular de atividade física;
- Alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar uso de bebidas alcoólicas;
- Amamentar;
- Evitar o uso de hormônios sintéticos (anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal), quando não forem indicados.
Fontes:
Caso queira saber mais sobre este e outros temas, entre em contato conosco e acompanhe nossa página do Instagram.