Você sabia que o mesmo hormônio que causa dor também causa prazer?
Saiba mais sobre a Ocitocina
Dopamina, serotonina e ocitocina são três importantes neurotransmissores. São moléculas que nossos neurônios usam para comunicar entre si, enviando sinais de uma célula para a outra. Nossos estados emocionais alteram a produção destes hormônios, ou moléculas. Portanto, a presença destas moléculas em nosso cérebro altera a maneira como nos sentimos e como nos comportamos.
A OCITOCINA é, entretanto, uma molécula especial. Afinal, além de agir no cérebro, proporcionando inúmeras sensações, também age no ÚTERO. Ela desencadeia as contrações que promovem o trabalho de parto e o nascimento do bebê.
Um bom parto para você!
É por isto que existe uma relação tão próxima entre PARTO, AMOR e PRAZER.
A OCITOCINA liberada no parto também age nos neurônios da mulher e é responsável pelas sensações de prazer que ela sente. Portanto, isso explica porquê tantas mulheres desejam repetir a experiência do parto, mesmo afirmando sentir muita dor. Além da ocitocina, outro hormônio também é liberado em grande quantidade durante o trabalho de parto, quando a mulher está móvel (não está presa a uma cama): as *ENDORFINAS*. Estas dão aquela mesma sensação de bem estar que temos quando terminamos uma atividade física, de profundo relaxamento após o nascimento do bebê. Quanto melhor o ambiente no fim da gravidez, quanto mais segura e mais entregue estiver a mulher, mais suas células cerebrais estarão prontas para produzir neurotransmissores que propriciarão uma boa experiência de nascimento.