O parto na água já acontece com muita frequência em países como Estados Unidos e Inglaterra, há décadas. No Brasil, tem se tornado cada vez mais procurado pelas mulheres. Em Belo Horizonte, várias maternidades e hospitais têm disponibilizado banheiras para as suítes de parto. 

Mas por que ter um parto na água? Quais as vantagens? Quais as desvantagens?
No parto a água pode ser usada em dois momentos: Para alívio da dor durante o trabalho de parto e no momento do nascimento do bebê. A água é muito útil tanto em banhos de aspersão (chuveiro) quanto imersão em banheiras. A principal vantagem da imersão em banheiras com água morna durante o trabalho de parto e parto é obter um alívio efetivo para a dor durante o trabalho de parto, resultando em menor necessidade de analgesia raquidiana ou peridural para alívio da dor (Cluett and Burns 2009). Além disto, ao entrar numa banheira com água morna durante o trabalho de parto, a mulher sente profundo relaxamento e controle sobre seu próprio corpo (Richmond 2003; Hall and Holloway 1998)Dúvidas comuns sobre o parto na água
- O uso da água durante o trabalho de parto altera o risco de a mulher ter parto cesariana ou fórceps?
- O uso da água durante o trabalho de parto altera o índice de Apgar no quinto minuto?
- O uso da água durante o trabalho de parto aumenta a chance de o bebê ter alguma infecção ou de ser internado em unidade neonatal?
- O trabalho de parto é mais longo ou mais curto quando a mulher fica dentro da banheira?
- Qual profissional pode assistir partos na água?
- Existe controle de qualidade da água usada na banheira?
- A temperatura da água é monitorada?
- Qual o risco de o bebê ter afogamento ao nascer?
O tema Parto na Água ainda necessita de mais estudos, pois ainda temos limitações científicas para algumas perguntas, por isto é importante que a mulher que escolha o uso da água para alívio da dor do parto ou para o momento do nascimento esteja segura e seu parto seja bem acompanhado e monitorado.