O seu filho regurgita com frequência, chora muito, dorme muito pouco e tem um sono agitado? Ele pode ter doença do refluxo gastroesofágico. Geralmente, esse é um fenômeno benigno para o bebê. No entanto, você precisa de algumas informações para poder ajudar seu filho adequadamente.
Quando o DRGE aparece?
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ocorre em bebês quando o alimento ingerido volta do estômago para o esôfago, causando expectoração. Aparece por volta dos 3 meses de idade e afeta cerca de dois terços dos bebês . DRGE é uma ocorrência comum e não afeta o crescimento das crianças. O refluxo pode ocorrer várias vezes ao dia no bebê. Enquanto ele estiver crescendo e saudável, você não deve se preocupar.
Como posso saber se meu bebê tem refluxo?
Existem alguns sinais que você precisa estar ciente para facilitar o manejo precoce. Na maioria dos casos, o refluxo é caracterizado por regurgitação no período seguinte à amamentação ou mamadeira. É composto por leite e fluidos gástricos .
No entanto, também é importante que você diferencie uma regurgitação simples de DRGE. O primeiro tem razões fisiológicas. Na verdade, é devido ao fato de que o bebê ainda não consegue segurar a cabeça, porque lhe falta tônus muscular e seu estômago está posicionado verticalmente. Isso empurra o excesso de leite para o esôfago do bebê. Este processo irá parar apenas quando o último assumir uma posição horizontal.
No caso da DRGE, você frequentemente descobrirá que o bebê:
- chora muito e parece estar com dor;
- regurgita o leite após a mamadeira ou alimentação;
- tem cólica;
- sofre regularmente de infecções de ouvido;
- tosse;
- tem uma voz rouca;
- perde peso.
Você também descobrirá que o bebê dorme mal ou muito pouco e que pode acordar várias vezes ao dormir à noite.
Como colocar um bebê para dormir com DRGE?
Como fazer um bebê dormir com doença do refluxo gastroesofágico é um assunto delicado. Existem várias posições, mas nem todas são recomendadas e algumas podem até ser perigosas para crianças. Assim, a posição prona (deitada de bruços) reduz consideravelmente o número de DRGE, pois contribui para a limpeza do estômago. No entanto, existe um grande risco de morte súbita quando os bebês estão nessa posição. Esta é a razão pela qual é fortemente desencorajada. Você pode deitar seu bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, mas você deve estar alerta o tempo todo.
Colocar um bebê em um colchão elevado deitando- o de costas não altera a frequência ou a quantidade de refluxo. Alguns especialistas chegam a afirmar que esta é a pior posição possível para colocar um bebê com DRGE. Na verdade, não é aconselhável, porque torna o refluxo muito mais doloroso para a criança. além disso, quando você coloca um travesseiro embaixo da cama para deslizar o bebê para o lado, ele pode ficar preso em um canto da cama. Portanto, é melhor evitá-lo.
Nos EUA, mortes de bebês por asfixia foram registradas devido a certos posicionadores infantis que são comercializados online. Na verdade, a posição ideal para uma criança com DRGE dormir depende de muitos fatores , como peso, aquecimento, terapia anti-refluxo utilizada, ambiente, etc. Uma posição ideal para um bebê pode não ser ideal para outro. Para isso, você terá que contar com o pediatra para ajudá-lo a encontrar a melhor opção no seu caso.
Que leite para um bebê com refluxo?

Quando seu bebê tem DRGE, você pode optar pelo leite anti-refluxo . Ainda chamado de leite anti-regurgitação nas farmácias e leite conforto nos supermercados, foi desenvolvido para reduzir o refluxo em bebês. Contém um agente espessante natural, que varia dependendo do modelo, podendo ser:
- amido de milho;
- farinha de alfarroba;
- amido de arroz;
- fécula de batata.
Os leites anti-refluxo são engrossados com farinha de alfarroba no preparo da mamadeira, enquanto o leite é aquecido. Já os que contêm amido, seu espessamento ocorre apenas quando o leite chega ao estômago da criança. O que muitas vezes é muito agradável para ele.
Para a escolha do leite anti-refluxo é importante levar em consideração a idade do bebê, os sintomas e o tipo de refluxo. Por exemplo, você pode escolher um leite feito de amido de arroz quando seu filho não for tolerante ao glúten. Os leites anti-refluxo podem causar prisão de ventre. Já alguns são ricos em probióticos e outros em fibras, que são suaves para o intestino. De acordo com os regulamentos de alimentação infantil, nenhuma composição existente no mercado pode ser prejudicial para seus filhos. Por isso, é uma questão de escolher a composição que o seu bebê melhor se adaptar, baseando-se nos conselhos do seu médico.
Quando o refluxo para?
Em geral, a regurgitação pode ocorrer várias vezes ao dia, mas é principalmente por volta dos 4 meses que a maior frequência é atingida. No entanto, você não precisa se preocupar com isso, pois o refluxo geralmente cessa nas crianças assim que elas começam a ficar em pé com mais frequência. Isso acontece na maioria das vezes entre 9 e 14 meses. Às vezes, uma criança pode continuar a ter refluxo após 14 meses. Se este também for o seu caso, você deve consultar um pediatra.
LEIA MAIS:
– Como evitar assadura no bebê? – Como acalmar um bebê agitado?– Treinamento do sono em bebês: como fazer?