Muitas gestantes, principalmente as mães de primeira viagem, têm dificuldades com os sinais de trabalho de parto. Como ter certeza que são sinais verdadeiros? 
Seu útero pode se contrair antes que o trabalho “verdadeiro” comece. Essas contrações irregulares são chamadas de falso trabalho de parto, contrações de Braxton Hicks ou contrações “de treinamento”. Geralmente são indolores ou levemente dolorosas e são mais comuns no final do dia.

O que acontece quando o trabalho de parto começa?
Quando o trabalho de parto começa, o colo do útero se abre (dilata). O útero, que contém músculos, se contrai em intervalos regulares e assim o abdome se torna duro. Quando a contração passa, o útero se relaxa e o abdome volta a ficar macio. Certas mudanças também podem sinalizar que o trabalho está começando, mas é comum que aconteçam até mesmo antes do início do trabalho de parto, tais como:- Sensação de que o bebê está descendo o “forçando” a pelve: Isso geralmente significa que a cabeça do bebê está se encaixando mais profundamente em sua pelve. Isso pode ocorrer de algumas semanas a algumas horas antes do parto começar.
- Aumento do corrimento vaginal: esse corrimento pode ser claro, rosado ou com pouca quantidade de sangue, com o aspecto de um muco espesso, o chamado tampão mucoso. Quando o colo começa a dilatar, esse muco que estava se acumulando no útero começa a sair através da vagina. Essa saída pode ocorrer vários dias antes ou no início do trabalho de parto.
O que é falso trabalho de parto?

Como posso saber a diferença entre o verdadeiro e o falso trabalho de parto?
Normalmente, as contrações falsas do trabalho de parto são menos regulares e não tão fortes quanto o trabalho de parto verdadeiro. Às vezes, a única maneira de saber a diferença é fazer um exame de toque para procurar alterações no colo do útero que sinalizem que trabalho de parto começou. Uma boa maneira de perceber a diferença é cronometrar as contrações. Você deve se deitar por aproximadamente uma hora e observar quanto tempo demora desde o início de uma contração até o início da próxima, ou seja, qual é o intervalo entre as contrações. Mantenha um registro por uma hora.
Quais são as principais diferenças entre o trabalho de parto falso e o verdadeiro?
- Tempo entre uma contração e outra:
- Falso: geralmente não há um intervalo fixo entre elas, com intervalos ora mais curtos, ora mais longos (chamadas de contrações de Braxton Hicks)
- Verdadeiro: Vem em intervalos regulares e, conforme o tempo passa, os intervalos se tornam cada vez mais curtos. Cada contração dura cerca de 30 a 70 segundos.
- Mudança do padrão de contração com o movimento:
- Falso: As contrações podem parar quando você anda, muda de posição ou descansa.
- Verdadeiro: mesmo se você movimentar ou mudar de posição as contrações continua.
- Força das contrações:
- Falso: Geralmente fraco e não vão se tornando cada vez mais fortes (pode ocorrer uma mais forte e depois uma mais fraca)
- Verdadeiro: há um aumento progressivo da força de contração.
- Dor de contrações:
- Falso: geralmente, quando há dor, é sentida apenas na frente do corpo.
- Verdadeiro: é comum que a dor comece nas costas e vá migrando para a parte da frente do corpo.