Seu filho faz xixi na cama? Saiba mais sobre Enurese Noturna

xixi-na-cama

O famoso “xixi na cama” é um problema na vida de muitas mães com filhos pequenos. Inclusive, é queixa frequente em consultas com pediatras. Mas será que esse problema é normal?

Até qual idade é normal fazer xixi na cama?

Deixar de fazer xixi na cama, depende, sobretudo do controle dos esfíncteres (como uretra e ânus). É normal que o controle dos esfíncteres para urina e fezes apareça entre 2 e 4 anos de idade. Isso varia de acordo com os marcos do desenvolvimento alcançados pela criança (como conseguir andar, se sentar com estabilidade, tirar e vestir a roupa etc.).

A partir dos 5 anos, se a criança não tem esse controle, deve-se começar a pensar em alguma alteração. Uma das possibilidades é a Enurese Noturna. Ela ocorre quando a criança desta idade perde urina involuntariamente, fazendo xixi na cama com frequência. Nesses casos, algum tratamento pode ser necessário.

É comum a criança fazer xixi na cama depois dos 4 anos?

A enurese noturna tem prevalência de 15% em crianças de 6 a 7 anos e tende a ir diminuindo ao longo dos anos.

Como devo lidar com meu filho que tem Enurese Noturna?

  • Não castigar: primeiramente, é fundamental que os responsáveis pela criança não briguem com ela por causa do xixi na cama. Essa repreensão pode agravar o problema, gerando mais ansiedade, estresse e angústia.
  • Não acordar a criança a noite para fazer xixi: este é outro hábito polêmico. Embora seja uma estratégia que evita o xixi na cama em si, pode ser prejudicial pela interrupção do sono. É enquanto as crianças dormem que os hormônios do crescimento atuam e onde há a recuperação do corpo.
  • Reduzir ingestão de líquidos no período da noite: o ideal é não oferecer muitos líquidosa partir de 4 horas antes da criança dormir. Além disso, antes de deitar, é importante levá-la ao banheiro.
  • Entender e melhorar os hábitos da criança: é preciso fazer um estudo da quantidade, dos horários e do tipo de líquidos que a criança ingere. Por exemplo: refrigerantes, bebidas cítricas e achocolatados podem irritar a bexiga e fazer com que ela se contraia, o que aumenta a vontade de fazer xixi.
  • Programar idas ao banheiro: isso significa levar a criança para fazer xixi a cada 2 ou 3 horas. Nesse caso, deve-se procurar ajuda do(a) professor(a) da escola para que isso ocorra em todos os ambientes que a criança está.
  • Estímulo e reforço positivo: outro passo de extrema importância é encorajar a criança a manifestar quando está com vontade de ir ao banheiro e reforçar positivamente quando a criança obtém êxito.

A fisioterapia pélvica pode ajudar?

Através da fisioterapia pélvica, o profissional consegue avaliar o padrão da musculatura responsável pela micção. O problema é avaliado e são feitas sessões de fisioterapia direcionadas para resolver essa questão. Como as crianças são muito espertas, elas rapidamente aprendem a controlar esses músculos com a ajuda do(a) fisioterapeuta. Assim, de forma lúdica e adaptada, é possível se livrar do problema do xixi na cama.

Por Júlia Antunes, Fisioterapeuta do Instituto Villamil.

Instituto Villamil oferece acompanhamento especializado com equipe de fisioterapia e pediatria para ajudar nos casos de crianças com Enurese Noturna.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente ou deixe um comentário para saber mais.

Siga a Dra. Júlia Antunes no Intagram para saber mais um pouquinho seu trabalho no Instituto Villamil.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat