Queda de cabelo pós parto é normal?

quedadecabelo3

Queda de cabelo pós o parto é normal? Muitas mulheres apresentam essa queixa pós parto ou após a gestação. Essa perda pode ser observada de forma repentina, e até em tufos, nos primeiros 6 meses após o nascimento da criança.

Muitas mulheres apresentam essa queixa pós parto ou após a gestação. Essa perda pode ser observada de forma repentina, e até em tufos, nos primeiros 6 meses após o nascimento da criança.
Essa queixa é comum no pós parto ou após a gestação, primeiros 6 meses após o nascimento da criança.

O ciclo de vida dos fios de cabelo

Uma pessoa perde aproximadamente 100 fios de cabelo por dia. Essa perda não é tão perceptível pois ocorre durante todo o dia e em pequenas quantidades por vez.

O cabelo apresenta um ciclo normal de nascimento, crescimento e morte. A fase de crescimento é chamada de fase anágena, e é a fase mais longa, com duração aproximada de 3 anos. Após essa fase temos a fase catágena ou de regressão, com aproximadamente 3 semanas, e por fim temos a fase telógena, de repouso, que dura aproximadamente 3 meses. Depois da fase de repouso os fios começam a cair e esse ciclo reinicia.

Essas fases não ocorrem simultaneamente em todos os fios do nosso corpo porém estima-se que 85-95% dos fios do couro cabeludo estão em fase de crescimento enquanto 10-15% estão na fase de repouso. Essa porcentagem de fios na fase telógena justifica a queda diária de mais ou menos 100 fios por dia.

O ciclo normal de vida dos fios de cabelo se divide em 3 fases: fase anágena, fase catágena e fase telógena.
O ciclo normal de vida dos fios de cabelo se divide em 3 fases: fase anágena, fase catágena e fase telógena.

No entanto, durante a gestação, a alta hormonal evita que esses fios caiam, deixando o cabelo mais cheio que o usual, aspecto observado por muitas mulheres grávidas. Porém, com o parto e a queda dos hormônios da gravidez, o ciclo se reinicia e a perda de cabelo se torna mais evidente.

 

Por quanto tempo a queda de cabelo pós parto dura?

Esse processo de queda representa uma regressão do cabelo para o aspecto que possuía antes da gravidez. Caso a mulher esteja amamentando, uma quantidade desses fios extras podem permanecer até o desmame, inicio de suplementação com formulas ou introdução alimentar.

Mas, apesar da amamentação, é esperado que por volta de um ano de vida da criança a perda dos fios chegue fim e o aspecto do cabelo retorne ao que era anteriormente a gestação.

 

Cuidados com o cabelo nos períodos de queda no pós parto

Existem algumas estratégias que podem ser usadas para lidar com a perda de cabelo no pós parto. São elas:

– Manter o cabelo saudável por meio da alimentação adequada e uso continuado de suplementação vitamínica, quando indicado.

– Ser cuidadosa no momento de pentear os fios nesses momentos de queda, de forma a evitar perdas maiores nesse período. Amarrar o cabelo com elásticos mais delicados e com menos tensão, sem tracionar e apertar muito os fios, é interessante também.

– Evitar secar os cabelos, utilizar chapinhas e baby liss ao máximo, além de evitar tratamentos a base de química como tintura e alisamentos.

– Se manter em contato com o profissional médico e comunicar caso essa perda dos fios esteja excessiva. Quando acompanhada de outros sintomas, a perda de cabelo no pós parto pode sinalizar alterações tireoidianas.

É esperado que o cabelo pare de cair após 1 ano do nascimento da criança. Alguns cuidados como alimentação saudável, evitar calor e química, são indicados nesse período de quedas.
É esperado que o cabelo pare de cair após 1 ano do nascimento da criança. Alguns cuidados como alimentação saudável, evitar calor e química, são indicados nesse período de queda dos fios.

Leia mais:

Vídeo sugerido:

 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat