Apelar para a visão, som, sabor, cheiro e toque pode acalmar o seu bebê tanto no útero quanto para parar de chorar quando ele for um recém-nascido.
Seu bebê passou 40 semanas em um útero silencioso, quente e escuro, e de repente emerge em um mundo aberto, claro e barulhento. (O cara com a câmera! As luzes! As vozes estrondosas!) É uma transição alucinante. Desde o primeiro dia na Terra, seu recém-nascido está tentando usando os sentidos que desenvolveu no útero. O ataque avassalador de imagens e sons é mais do que suficiente para justificar o choro do seu pequeno bebê.
No entanto, os pesquisadores descobriram que, ao envolver os sentidos do bebê de maneira eficaz durante os primeiros meses, você pode trazê-lo de volta ao estado de espírito tranquilo de que desfrutava enquanto estava encapsulado em sua barriga e, por sua vez, interromper instantaneamente o choro.
É um ajuste para um bebê se acostumar a estar fora do útero, mas os bebês se adaptam muito rapidamente, especialmente quando experimentam sensações às quais já foram expostos enquanto estavam na barriga da mamãe.”
Calmante com toque

No útero:
Massageie sua barriga antes do nascimento. Pode ajudar o bebê a se acostumar ao toque da mãe e estabelece as bases de uma tática pacificadora pós-parto. No primeiro trimestre , o bebê pode reconhecer as sensações nos lábios e nariz e, mais tarde, ele será capaz de perceber seus movimentos (e a temperatura corporal quente). Seu bebê se sente seguro e protegido no ambiente aconchegante do seu útero, e o movimento do dia é relaxante. No terceiro trimestre, o bebê também será capaz de sentir seu toque quando você acariciar sua barriga.
Recomendamos começar a massagear sua barriga no segundo trimestre quando você estiver relaxada, como durante a prática de ioga. Esfregões suaves e circulares na barriga resolvem o problema.
No mundo:
Segure e acaricie seu bebê, pele com pele. Quando seu bebê estiver berrando, puxe-o para perto. Tudo o que sabemos sugere que os recém-nascidos não querem apenas confinamento fechado, mas também o toque humano. O contato pele a pele (também conhecido como canguru ) é ainda melhor do que o afago normal. Os especialistas teorizam que ser pressionado contra a carne da mamãe e ouvir seus batimentos cardíacos é mais como estar no útero, e mantê-lo perto de você recria os movimentos e o calor que ele sentiu enquanto estava aninhado em sua barriga. Recém-nascidos que compartilham o aconchego do peito nu com suas mães respiram melhor e choram menos. O aconchego pele a pele também funciona com o papai: Os bebês adoram a sensação tátil do peito peludo do papai!
Trate-o com uma massagem. Faça uma massagem em seu filho toda vez que você deitá-lo para descansar. Seja gentil e atento ao prazer ou desconforto do bebê. Este é um método: coloque seu bebê de barriga para baixo. Suavemente acaricie seus ombros, costas, braços e pernas por cerca de 1 minuto cada. Em seguida, coloque-a de costas e passe cerca de 1 minuto estendendo e flexionando os braços e as pernas. Isso melhora o tônus muscular do seu filho e ajuda a acalmá-lo.
Calmante com Sabor
No útero:
No segundo trimestre, seu bebê começará a sentir o gosto do líquido amniótico que o envolve. Exatamente o que ele prova depende em parte de você.
Sabemos que o que a mãe come frutas, vegetais e temperos como alho, cebola e baunilha , e isso afeta os sabores do líquido amniótico e do leite materno. Há até um nome para isso: aprendizado pré-natal de sabores. Isso significa que, após o parto, o bebê encontrará conforto nos sabores familiares que a mamãe ingeriu durante a gravidez. Naturalmente, os recém-nascidos são programados para ansiar pelo leite materno, que tem um gosto agradavelmente doce.
No mundo:
Coma muitos dos mesmos alimentos que você comeu durante a gravidez. O leite materno é o alimento reconfortante do seu bebê enquanto ele está fazendo a transição para a vida fora de sua barriga.
Os bebês amamentados têm uma vantagem porque continuam a obter sabores familiares por meio do leite da mãe. Enquanto seu bebê está amamentando, tente manter uma dieta semelhante à de quando você estava grávida. Em outras palavras, agora não é a hora de chutar o balde e comer tudo o que sente vontade.
Não está amamentando? Não é um problema. Você também pode experimentar uma chupeta com aroma de baunilha quando seu bebê precisar de ajuda para se acalmar. Veja, assim como você, o bebê adora doces – e as evidências sugerem que ele até mesmo o tinha no útero.
No útero, quando substâncias doces são introduzidas por meio da dieta da mãe, seu bebê engole mais líquido amniótico. Uma chupeta com cheiro de açúcar pode jogar com seu desejo por doces, facilitando-o em um momento particularmente exigente. Mas não se preocupe depois que o bebê estiver mais calmo, você poderá preparar os vegetais nutritivos e purê novamente.
Calmante com som

No útero:
Canta uma canção de ninar para o bebê. Por volta da 18ª semana de gravidez, seu bebê pode ouvir; por volta de 36 semanas ela está ouvindo ativamente. Além de todo o barulho de fundo do seu coração, estômago e intestinos, principalmente você .
Ele provavelmente ouve uma versão distorcida da voz da mamãe com ainda mais destaque do que o coração batendo forte da mamãe. Ele também gosta do que você ouve, como seu parceiro falando ou a música que você ouve. Na verdade, durante o terceiro trimestre , você pode senti-lo mudando de posição em resposta a sons externos.
No mundo:
Fale, cante e leia para o seu bebê. Sua voz familiar, assim como seu cheiro e seu toque, é um grande consolo para seu filho. Além disso, talvez por causa de todo o gorgolejo que ouvem em sua barriga, os bebês tendem a ser acalmados por ruídos brancos, como ventiladores, aspiradores de pó ou registros de chuva. Você também pode baixar sons zen, como batimentos cardíacos ou uma música suave, para adicionar à sua coleção de truques para acalma-lo.
Mantenha o volume baixo. Mesmo que a percepção auditiva de um bebê seja menos sensível do que a sua, seu ouvido interno ainda é bastante vulnerável a sons altos. Barulhos estridentes e lugares barulhentos nos primeiros meses de vida não são aconselhados. Evite gritar e ficar perto de outros tagarelas ensurdecedores.
Calmante com cheiro
No útero:
Escolha um perfume favorito para o bebê conhecer. O nariz de um bebê se desenvolve por volta das 15 semanas e, no terceiro trimestre, ele cheira aromas dos quais se lembrará mais tarde. Após o nascimento, o bebê procura fragrâncias familiares para encontrar conforto. Os recém-nascidos podem reconhecer as mães por seu odor poucas horas após o nascimento e por isso, o cheiro da mamãe é muito calmante para o bebê.
No mundo:
Mantenha cheiros familiares ao nascer. O bebê nasce coberto por uma substância branca parecida com um queijo chamada vérnix. Tem um cheiro semelhante ao do útero e você pode usar esse perfume a seu favor. Não permita que muito do vérnix do bebê seja eliminado. O odor é familiar para ele e aumentará a calma após sua chegada mundo.
Não mascare seu cheiro. Nas semanas seguintes ao nascimento, evite usar produtos que vão mascarar seu cheiro, como perfumes e desodorantes com muito cheiro. Basta seguir o que bebê conhece. Precisa sair? Ao deixar seu bebê com uma babá ou outra pessoa, dê a ela uma peça de roupa com seu cheiro característico para consolar o bebê. Foi demonstrado que isso ajuda o bebê a respirar melhor e a se acalmar.
Calmante com a visão

No útero:
Prepare-se para olhar . Os olhos de um bebê ficam fechados até a 26ª semana de gravidez. É óbvio que está escuro no útero, mas quando ele abre as pálpebras, durante os últimos dois meses de gestação, luz natural penetra em quantidade suficiente para que ele veja os movimentos de suas mãos e pernas. Nesse ponto, o bebê se voltará para uma fonte de luz que brilhou em seu abdômen. Quando ele fizer sua grande estreia no mundo, ele não poderá ver muito, mas o que ele pode focar é uma grande fonte de alegria: você. Os bebês têm um desejo pré-programado de olhar seu rosto.
No mundo:
Ilumine seu berço. Um bebê agitado pode simplesmente precisar de estímulo. É aí que entram os padrões e cores ousados. Os bebês basicamente só enxergam cores realmente vivas, então objetos neutros e pouco coloridos se perdem em seu pacote, que não consegue distinguir entre os tons suaves. Um cobertor, brinquedo ou móbile com padrões interessantes em cores vigorosas, como amarelo, vermelho e laranja, pode capturar a atenção de um bebê e ajudar a diminuir seus gemidos.
Faça contato com os olhos. Aqui está uma ideia: pare tudo e olhe em seus olhos grandes e brilhantes. O bebê nasce com a capacidade de focar em seu rosto enquanto se alimenta , uma grande vantagem para a união de vocês, embora sua visão fique embaçada além de 20 a 25 centímetros nos primeiros meses. Ser multitarefa faz parte de ser mamãe, mas quando seu bebê está agitado, pare suas atividades para fazer contato visual com ele. Conectar é calmante.