Embora o cocô de bebê com sangue geralmente seja inofensivo, às vezes pode indicar um problema médico que requer tratamento. Veja como determinar a causa e encontrar os cuidados apropriados.
Você pode aprender muito sobre o desenvolvimento do seu filho olhando na fralda dele. Durante os primeiros meses do seu bebê, você notará bastante cocô marrom, amarelo e verde – todas essas são cores normais para bebês amamentados de maneira exclusiva ou por fórmula. Mas o sangue nas fezes, sejam pequenos flocos ou grandes manchas, pode indicar um problema médico.
Lembre-se: cocô vermelho nem sempre significa sangue; também pode resultar da ingestão de alimentos vermelhos como tomate, beterraba ou algumas frutas. Dito isso, se as fezes de seu filho parecerem sangrentas ou se estiverem constantemente ficando vermelhas, é importante determinar a causa e procurar atendimento adequado.
Aqui estão as principais causas de fezes com sangue em bebês e quando visitar o pediatra.
Prisão de ventre
A constipação é rara em bebês, mas às vezes acontece – geralmente por causa de uma alergia à proteína do leite, começando a alimentação de sólidos ou não recebendo líquidos suficientes. Os sintomas indicadores incluem a ausência prolongada de fezes, cocô duro, desconforto e sensação de barriga firme. A constipação também pode causar pequenas lacerações no ânus (fissuras anais), que causam estrias de sangue na superfície das fezes. A maioria das fissuras anais curam-se sozinhas, mas se você suspeitar de prisão de ventre, tente mudar a dieta de seu bebê . Por exemplo, você pode adicionar mais fibras ou garantir que eles recebam líquido suficiente. Converse com seu médico para obter mais informações sobre o combate à constipação.
Infecções
As fezes com sangue do bebê podem sinalizar certas infecções bacterianas e parasitárias. Isso porque as infecções costumam causar inflamação intestinal e pequenas rupturas que permitem que o sangue vaze. A diarreia geralmente vem com infecções, portanto, se você notar diarreia com fezes com sangue, avise seu médico imediatamente. Pode ser que seja necessário o uso de antibiótico.
Alergias a comida

Notou cocô sangrento depois de mudar a dieta do seu bebê? Você pode culpar as alergias alimentares que inflamam o cólon, permitindo que o sangue goteje nas fezes. As sensibilidades alimentares mais comuns são ao leite e à soja, mas seu bebê também pode ser alérgico a trigo, aveia, centeio ou qualquer outra coisa. As alergias alimentares geralmente se apresentam com outros sintomas, incluindo erupções cutâneas, vômitos e diarreia. Seu médico pode ajudar a diagnosticar alergias e propor um plano de tratamento. Em alguns casos, bebês que amamentam de forma exclusiva também podem reagir a algo na dieta da mãe.
Lesões mamilares maternas
Se a mãe que amamenta tem mamilos rachados, o bebê pode engolir um pouco do sangue, causando manchas vermelhas ou pretas nas fezes. Isso geralmente não é motivo de preocupação.
Sangramento do trato gastrointestinal
Em casos raros, fezes vermelhas ou pretas escuras indicam sangramento ao longo do trato gastrointestinal superior. O sangramento gastrointestinal geralmente vem de uma doença ou lesão grave, portanto, é muito importante alertar seu médico imediatamente.
Causas menos comuns de fezes com sangue
As fezes com sangue do bebê também podem ter causas menos comuns. Por exemplo, bactérias podem contornar o ânus, resultando em inflamação e cocô com sangue. Seu bebê também pode sofrer de colite (inflamação do intestino grosso), doença de Crohn ou enterocolite necrosante.
Quando chamar o médico

Os pais devem sempre informar o pediatra sobre fezes com sangue. No entanto, eles devem procurar atendimento imediatamente se o bebê tiver menos de 12 semanas de idade ou se notar os seguintes sintomas:
- Uma quantidade excessiva de sangue nas fezes
- Agitação ou choro inconsolável
- Banquinho preto
- Fadiga
- Dor de estômago
- Lesão anal
- Recusa em comer ou beber
- Fezes ensanguentadas com diarreia
- Fezes ensanguentadas com febre
- Fezes de sangue com muco
Certifique-se de dar ao seu médico uma visão geral detalhada dos sintomas do seu bebê. O sangue é vermelho escuro ou vermelho vivo? Ele aparece como estrias na parte externa das fezes ou está misturado ao longo do cocô? Seu bebê tem febre, diarreia ou outros sintomas incomuns? Manter um registro detalhado ajudará seu médico a chegar a um diagnóstico. O tratamento depende da causa do sangramento e na maioria das vezes não devem resultar em nenhum problema de saúde a longo prazo.
LEIA MAIS:
- 4 maneiras de limpar os brinquedos de banho do bebê!
- Soluço do bebê: o que é e como acabar com ele?
- Crise de gases em bebês




