Entenda como hipotireoidismo e infertilidade podem estar relacionados e saiba como tratar essa condição.
Quer saber mais sobre essa doença? Leia nosso post e entenda tudo!
O que é hipotireoidismo?
Primeiramente , o hipotireoidismo é uma doença causada por um distúrbio que afeta a tireoide, que fica na região do pescoço. Essa glândula é responsável por produzir os hormônios T3 e T4, importantes para o funcionamento dos órgãos e sistemas.

No hipotireoidismo, a baixa produção de T4 altera o funcionamento normal do corpo, o que causa sintomas como:
- Fadiga e cansaço físico e mental
- Aumento de peso
- Intestino preso
- Desânimo
- Dificuldade para engravidar
No entanto, é importante dizer que alguns pacientes podem ter a doença mesmo sem apresentar sintomas. Por isso, é válido que os exames de rotina estejam todos em dia.
Além disso, a doença é mais comum em mulheres acima de 40 anos, mas vale lembrar que pode atingir pessoas de todas as idades e, por isso, pacientes entre 30 e 40 anos devem ficar atentas.
Como é feito o diagnóstico?
A princípio , o diagnóstico é feito a partir da dosagem hormonal. Dessa forma , o exame de sangue mede o nível de dois hormônios:
- T4: um hormônio produzido pela tireoide
- TSH: um hormônio produzido pela hipófise e que tem função de estimular a produção de T4
Normalmente, no hipotireoidismo comum o T4 está baixo e por isso o TSH fica elevado, já que o corpo tenta estimular a produção de mais hormônio.
Já no hipotireoidismo sub clínico, ainda não tem alteração no nível de T4, mas o TSH já está elevado, o que caracteriza o início da doença.
Por fim, a tireoidite de Hashimoto é autoimune e caracterizada pela presença de anticorpos anti-TPO e anti-TP na corrente sanguínea.

Quem tem hipotireoidismo é infértil?
Não. Porém, os níveis de T4 e de TSH ficam alterados quando a doença não é tratada com reposição hormonal. Por isso, o funcionamento normal do corpo pode ser modificado, comprometendo a fertilidade da paciente.
Contextualizando, o T4 é importante para o funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo humano e sua falta afeta o processo de ovulação nas mulheres. Sendo assim, o ciclo menstrual é alterado, dificultando as chances de gestação.
Portanto, quem tem hipotireoidismo não é infértil, mas a condição não tratada pode dificultar as tentativas de gravidez.

É possível engravidar com hipotireoidismo?
Sim! Dessa forma , um paciente com a doença precisa tomar medicamentos todos os dias para ajustar seus níveis de T4 e TSH. Logo, os sintomas de cansaço, fraqueza, sono e desânimo tendem a sumir e o corpo tem sua função adequada de volta, inclusive com a ovulação normal e regular.
Portanto, pacientes que suspeitam ou que tenham a doença devem ser acompanhadas por um médico para uma gestação saudável. Com isso, as doses hormonais serão ajustadas regulando o funcionamento normal do corpo. Por isso, o tratamento médico propicia grandes chances de uma gravidez de sucesso.

Hipotireoidismo tem tratamento?
É possível regular a dosagem hormonal de T4 e TSH através de remédios. Para isso, o médico precisa acompanhar os níveis de hormônio no sangue e ajustar a dosagem do remédio de acordo com a situação de cada paciente.
Com isso, o funcionamento do corpo voltará ao normal, e com os hormônios bem regulados, o hipotireoidismo e a infertilidade não estão associados.

Quando procurar ajuda?
Se a mulher ou o casal não consegue engravidar há mais de um ano, é hora de buscar a ajuda de um especialista.
Logo, se você tem ou desconfia ter alguma doença, busque um médico.
Assim, a doença não trará problemas relacionados a fertilidade, aumentando as chances de sucesso das tentativas de gravidez.
Ficou alguma dúvida? Você pode entender ainda mais sobre saúde da mulher acompanhando nosso blog.
Assista também:
Leia mais:
Como saber se estou no período fértil: sinais que o corpo dá
Não consigo engravidar! Será que sou infértil ?