Enxaqueca na gravidez o que fazer?

enxaqueca-na-gravidez-instituto-villamil-1
Toda pessoa que teve uma crise de enxaqueca nunca mais esquece, não é mesmo? A enxaqueca é uma doença comum no sexo feminino , geralmente ela é caracterizada como uma dor de cabeça forte pulsátil e comumente acompanhada de náuseas e vômitos. Algumas pessoas também vivenciam o que chamamos de áurea, que são sintomas que precedem a dor de cabeça.     Muitas mulheres têm a sua primeira crise de enxaqueca durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre. Outras, no entanto, já eram diagnosticadas previamente, e podem sofrer uma mudança do padrão da enxaqueca ao longo da gestação, ou até mesmo podem ter uma melhora do quadro. Todavia, o fato é que muitas mulheres sofrem com a enxaqueca durante a gravidez, e possuem inúmeras duvidas em relação a esse tema. Assim, o nosso objetivo é esclarecer essas dúvidas.

Ter enxaqueca na gravidez pode afetar o meu bebê?

A enxaqueca não aumenta o risco de complicações da gravidez para a mãe ou para o feto: as incidênciasenxaqueca-na-gravidez-instituto-villamil-2 de toxemia, aborto espontâneo, trabalho de parto anormal, anomalias congênitas e natimortos são comparáveis ​​às da população em geral. Mas, mulheres com enxaqueca  tem um risco levemente aumentado de ter algumas comorbidades durante a gestação, como pressão alta e pré-eclâmpsia. As chances dessas doenças acontecerem são bem pequenas e ocorrem nas minorias dos casos.

O que eu devo fazer se eu tiver uma crise de enxaqueca muito forte durante na gravidez ?

Se você já tiver o diagnóstico de enxaqueca prévio, e continuar com as dores de cabeça durante a gestação, você pode seguramente usar as medicações listadas nesse texto. Entretanto, se você acabou de ser diagnosticada, senxaqueca-na-gravidez-instituto-villamil-3eu médico vai explicar pra você qual será o melhor tratamento. Dores de cabeça leves são comuns durante a gestação. Estas podem ser tratadas com repouso, ingestão de líquidos e com medicamentos para dor como paracetamol. Mas se você tem dores de cabeça severas, diferentes das que você costuma ter, deve procurar o seu médico.    

Quais tratamentos para enxaqueca podem ser usados com segurança na gravidez?

Existem diversos tratamentos para enxaqueca que podem ser usados de forma segura durante a gestação. Como:
  • Técnicas de relaxamento: O estresse pode ser um dos desencadeadores de enxaqueca. Aprenda técnicas de relaxamento como minfulness, Yoga e dentre outras.
  • Evite os fatores desencadeantes: você provavelmente deve ter notado certos gatilhos que iniciam a sua enxaqueca como algum alimento, ou dormir menos do que você precisaria
  • Medicamentos para crise de enxaqueca: é importante que você procure seu médico para ele te orientar sobre qual o tratamento indicado pra você.. Os medicamentos mais usados são o paracetamol, metoclopramida e  proclorperazina
  • Medicações para prevenir a enxaqueca: Se você tem enxaqueca constantemente, seu médico pode te prescrever uma medicação de uso contínuo. Os medicamentos seguros para utilizar na gestação são: propranolol, amitriptilina e doses baixas de aspirina
enxaqueca-na-gravidez-instituto-villamil-4

Eu posso usar Ibuprofeno para enxaqueca na gravidez?

O ibuprofeno pode ser usado apenas após 24 semanas de gestação, pois antes disso ele pode causar danos para o coração do seu bebe. Em algumas situações, os médicos até podem prescrever esse medicamento mais precocemente e realizar um monitoramento mais vigoroso.

Eu posso usar triptanos para enxaqueca na gravidez?

Sumatriptanos e rixatriptanos podem ser utilizados durante a gestação se sua enxaqueca não for resolvia com os outros medicamentos listados anteriormente. Entretanto, há menos informação sobre o uso de outros medicamentos dessa classe durante a gestação

Quais medicamentos eu NÃO DEVO usar para enxaqueca na gravidez ?

enxaqueca-na-gravidez-instituto-villamil-5   – Esgotamina – Altas doses de aspirina – Ibuprofeno antes de 24 semanas Além disso, se você tomar topiramato ou valproato para prevenir sua enxaqueca, você deve antes falar com o seu médico, pois esses medicamentos podem afetar no parto.   Dessa forma, a enxaqueca é uma doença que afeta muitas gestantes e por conta disso não deve ser negligenciada. Sendo assim, se você tiver essas dores de cabeça, procure um médico para ser tratada da melhor forma possível.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat