O sonho de constituir uma família é algo presente na vida de muitos casais. Porém, quando as tentativas são sem sucesso surge a pergunta: Será que sou infértil?
De ponto de vista médico, a infertilidade é definida como a falta de concepção após 12 a 18 meses de relações sexuais sem uso de qualquer método anticoncepcional. Entretanto, quando a mulher tem idade acima de 35 anos é recomendado a avaliação após 6 meses de tentativas.
Se durante esse tempo não houve sucesso , é hora de procurar um especialista em reprodução humana para realizar exames e fazer uma investigação mais detalhada.

Sem uma avaliação médica é impossível confirmar o diagnóstico e dizer a causa da infertilidade. É importante ressaltar que a infertilidade acomete as mulheres, mas também acomete os homens.
Por isso, durante a consulta é necessário a presença do casal . Só assim é possível avaliar se a dificuldade para a concepção está na mulher, no homem ou em ambos.
Infertilidade feminina
São vários os fatores que podem causar a dificuldade da concepção em mulheres. Dentre os fatores mais comuns podemos citar:
- Fator hormonal e fator ovariano;
- Causas tubarias e do canal endocervical;
- Causas ligadas a implantação do embrião;
- Idade avançada: baixa reserva ovariana;
- Menstruação irregular;
- Hábitos: obesidade, sedentarismo, tabagismo, entre outros;
Alguns exames podem ser solicitados para ajudar no diagnóstico. Como exemplo, a dosagem hormonal que é um exame simples e verifica os níveis de importantes hormônios relacionados ao ciclo menstrual. Já o ultrassom transvaginal avalia a condição do órgão reprodutor feminino e detectar possíveis lesões. Além disso, a histerossalpingografia avalia a cavidade e as tubas uterinas e a videolaparoscopia filma os órgãos reprodutivos e através dele é possível constatar distúrbios.
Há uma infinidade de exames para a investigação e a escolha depende do relato da paciente conjunto a avaliação feita pelo profissional.
Infertilidade masculina

No processo de investigação é igualmente importante avaliar a saúde masculina.
Algumas causas da infertilidade masculina que podemos citar:
- Fatores hormonais;
- Obstrução e dificuldades de ejaculação;
- Varicocele: dilatação das veias testiculares que afeta a qualidade e quantidade de espermatozoides;
- Hábitos: obesidade, sedentarismo, tabagismo, entre outros;
- Causas genéticas: alterações cromossômicas;
- Criptorquidia : os testículos não descem completamente
Alguns exames laboratoriais e clínicos que podem ser requisitados: espermograma, ultrassonografia, análise hormonal, entre outros.
Ser infértil significa que não vou ter filhos?
Várias condições podem indicar que o casal tem problemas na concepção, o que não significa que é impossível engravidar! Como exemplo, se a causa é hormonal pode ser feito uma reposição. Bem como se o hábito de vida está afetando a fertilidade é importante a orientação para a mudança.
Quase sempre haverá mais do que um tratamento disponível . Por isso cada caso é individualizado e o médico especialista dará as opções e as orientações.

E devemos ressaltar que esse assunto não precisa ser visto como um tabu . Estudos mostram que até 15% dos casais em idade fértil apresentam dificuldade para engravidar. É necessário uma assistência adequada para vencer os obstáculos !
É possível preservar a fertilidade?
É muito importante tomar alguns cuidados que podem minimizar as chances de se deparar com as seguintes perguntas: “por que não consigo engravidar?” “será que sou infértil?” . Porque sim, a fertilidade pode ser preservada.
Pensando nisso, separei algumas dicas :
- Cultive bons hábitos de vida: alimentação, atividade física e qualidade de sono;
- Amenize o estresse;
- Tenha uma vida sexual saudável ;
- Pense em um planejamento reprodutivo;
- Preserve sua fertilidade com o congelamento de óvulos ;
Considerações finais
Concluímos que no caso de insucesso nas tentativas e diante a dúvida: “Será que sou infértil?” é necessário e super importante a consulta com o especialista em reprodução humana.
Quanto antes melhores os resultados, destacando que a infertilidade não é sinônimo de impossibilidade de concepção. Agende sua consulta!