Ao contrário do que muita gente imagina,o parto normal de gêmeos é possível e seguro.
Numa gravidez gemelar, para que o parto normal seja recomendado o ideal é que os dois bebês estejam posicionados de cabeça para baixo, o que acontece em cerca de 40% das gestações. Caso o primeiro esteja de cabeça para baixo e o segundo não, situação que ocorre em 40% das gestações de gêmeos, o parto normal ainda pode ser a melhor opção. Entretanto, a equipe deve ter experiência em realizar manobras que facilitam o nascimento do segundo bebê. Nos 20% restantes das gestações, o primeiro bebê não estará de cabeça para baixo na pelve da mãe e está é uma contra-indicação para o parto normal.

O peso dos bebês influencia?
Sim. O ideal é que o peso estimado de cada bebê esteja entre 1500 e 3500 gramas. Os dois bebês devem ter peso semelhante e o segundo não deve ser muito maior do que o primeiro. Por fim, em nascimentos muito prematuros o parto normal não é indicado em razão das altas chances de baixo peso.Quais os benefícios do parto normal de gêmeos?
– Menor chance de sangramento pós parto; – Menores riscos de infecção materna pós parto; – Recuperação mais rápida e com menos dores no pós parto; – Maior facilidade com a amamentação; – Menores riscos de problemas respiratórios para o bebê devido à imaturidade do pulmão – O Sistema imunológico dos gêmeos fica mais fortalecido devido ao contato do bebê com as bactérias boas do canal de parto durante o nascimento.
