Por volta dos 8 meses o bebê começa a se arrastar e fica em posição para engatinhar. Aos 9 meses ele é capaz de coordenar melhor os movimentos e dar as primeiras engatinhadas. Seu bebê tem 9 meses ou mais e ainda não engatinha? Não se preocupe, as variações no desenvolvimento dos bebês são normais. Afinal, cada criança tem seu ritmo próprio. Muitas crianças pulam essa etapa, e já começam a andar com apoio por volta dos 12 meses.

O desenvolvimento da criança depende de muitos fatores, dentre eles o estímulo dos pais e cuidadores. Podemos dividir o desenvolvimento infantil em 4 grandes grupos de habilidades:
- Motora grosseira (engatinhar, andar, saltar, pular..);
- Motora fina (pegar objetos, movimento de pinça com os dedos, passar de uma mão para outra, construir torres…);
- Comunicação e Linguagem (sorrir, vocalizar, falar, ser compreendido…
- Social (contato visual, rir, preferir a mãe, estranhar estranhos…).
Cada grupo e cada fase do desenvolvimento a criança precisa de estímulos diferentes. Quanto mais lúdicas, prazerosas e afetuosas forem as experiências vivenciadas pela criança em seu meio, melhor será seu progresso rumo ao aprendizado. Dessa forma, o mais importante em todas as fases é criar um ambiente seguro, de carinho e afeto que a criança possa explorar e se divertir.
Como saber se o bebê está quase engatinhando?
O engatinhar se encontra dentro do grupo de habilidades motoras grosseiras. Quando a criança começa a sentar sem apoio, fica na posição de quatro, tenta alcançar bola e objetos em movimentos são alguns dos sinais que indicam que a criança deve estar pronta para engatinhar. Mas, se seu bebê tem 7 ou 8 meses e ele senta com apoio ou com o tronco inclinado para frente e as mãos apoiadas no chão ele ainda precisa desenvolver um pouco mais das habilidades motoras grosseiras para começar a engatinhar. Estimule ele a pegar objetos longes ou objetos que movem, a ficar sentado com alguma ajuda, que em pouco tempo ele começara apresentar sinais de prontidão.
O que fazer para estimular o bebê a engatinhar?
Uma boa forma para incentivar a criança a engatinhar é colocá-la no chão ou em uma superfície rígida. Você pode colocar um paninho, ou um tapete para proteger sua pele do atrito com o chão. Evite superfícies muito moles ou que escorreguem como edredons e cobertores pois pode ser mais difícil para criança se equilibrar. Espalhe brinquedos que se movimentam como bolas e carrinhos, ou pegue um brinquedo que chame atenção e coloque longe da criança. Use palavras positivas e crie um ambiente lúdico para que a criança tente alcançar esses objetos.
Provavelmente, nas primeiras vezes a criança não vai conseguir equilibrar muito bem ou coordenar os movimentos, mas com o tempo ela vai começar a entender melhor seu próprio corpo e começar a dar os primeiros passinhos. Evite comparar seu filho com outras crianças ou até mesmo com seus irmãos e irmãs. Cada bebê é único e precisa de seu próprio tempo para aprender e se desenvolver.
Quando posso colocar meu bebê no chão?
Essa é uma escolha dos pais. Desde bem pequenininho a criança pode ser colocada para brincar no chão se tomado os devidos cuidados de segurança. Bebês de até 3 meses que ainda não sustentam o pescoço podem ser colocados deitada no chão em cima de toalhas, cobertores, almofadas para evitar que eles fiquem desconfortáveis. Por volta dos 6 meses a criança começa a sentar com apoio e a rolar. Nessa fase ela pode ser colocada para brincar apoiada em uma almofada com alguns brinquedos em volta, por exemplo. Aos 9 meses, a criança já começa a ficar sentada sem apoio, esse é um ótimo momento para colocá-la no chão com brinquedos e estimular as habilidades motoras finas e grosseiras.

Cuidados com a segurança
- Não deixe seu bebê no chão sem supervisão de um responsável
- Evite muitas almofadas, cobertas ou bichos de pelúcia pois estes podem obstruir as vias aéreas das crianças.
- Não deixe a criança engatinhar próximo de quinas, escadas, tomadas, locais com água ou possíveis perigos.
- Evite que a criança entre na cozinha. Trave as gavetas com prendedores específicos e deixe os cabos da panela virados para dentro do fogão.
- Quando o bebê dá sinais que consegue ficar em pé com apoio, abaixe a altura do berço para evitar acidentes.
- Coloque telas de proteção em janelas e varandas
- Mantenha os vasos sanitários com a tampa fechada
- O bebê adora explorar! Fique sempre atento para onde ele está indo.
- Limpe bem o chão! Agora seu bebê é capaz de alcançar pequenas objetos, moedas, brinquedos que podem ter caído no chão, e claro, ele vai colocá-las na boca se tiver chance.
- Quando o bebê está engatinhando, ele está a um passo de começar a andar. Logo ele vai começar a se debruçar em móveis e objetos para se apoiar e ficar em pé. O risco é a peça virar e cair sobre a criança.
É normal bebê de 8 meses não engatinhar?
Sim! Não se preocupe, muitas crianças demoram um pouco mais para adquirir algumas habilidades. Além disso, alguns pequenos pulam essa etapa e simplesmente aprendem a caminhar antes. O importante é sempre estimular a criança e criar um ambiente seguro, aconchegante e com muito amor para que ela possa se desenvolver. De acordo com a Escala de Denver, que é uma escala usada para avaliar os 4 grandes grupos de desenvolvimento, é esperado que uma criança de 8 meses ter as seguintes habilidades:
- Motora grosseira: maioria das crianças já sentam sem apoio e 75% das crianças já ficam em pé apoiado.
- Motora fina: mais de 75% das crianças pegam 2 cubos e mais de 50% das crianças agarram com polegar e dedos.
- Comunicação e Linguagem: maioria das crianças emite sons, fala mama e papa não específicos, combinam sílabas e tagarela. Algumas crianças já são capazes de falar papa e mama específicos.
- Social: as crianças começam a bater palmas, indicar desejos e a dar tchau.
Se você acha que seu bebê não realiza muita das atividades que crianças de 8 meses já realizam ou caso você suspeite de algum atraso no desenvolvimento, procure a orientação de um médico pediatria.

Quando o bebê deve começar a andar?
Andador para bebê: tudo que você precisa saber