Quanto tempo demora um parto humanizado?

quanto-tempo-demora-um-parto-humanizado

Quanto mais as pessoas ouvem falar sobre parto humanizado, mais dúvidas surgem sobre ele. Como gostamos muito de saber sobre tudo previamente, muitas mulheres se perguntam: quanto tempo demora um parto humanizado?

O parto humanizado demora muito tempo…

Quando pensamos em parto normal, pode vir à cabeça a imagem de uma mulher num trabalho de parto demorado, tendo contrações há horas. Mas será que o parto humanizado é isso? 

O parto humanizado começa na decisão de viver um parto mais gentil. Essa decisão pode acontecer bem próximo ao nascimento ou mesmo anos antes de uma mulher engravidar. A cada fase da vida, podemos nos questionar sobre o que queremos viver, sobre nossos anseios e dúvidas. Com isso, podemos nos conhecer melhor para saber até onde vão os nossos medos e desejos. 

Quando uma gestante planeja ter um parto humanizado, essa vontade já é um grande passo para ter um parto assim. Mas é aí que vem o maior dos desafios: parir. Isso se deve ao fato de que o parto, mesmo para as mães de segunda viagem, é sempre uma surpresa. O que cada mulher sente em cada nascimento é único.

Mas isso não significa que o planejamento seja desnecessário! Quando planejamos um parto humanizado, criamos mecanismos para “enfrentá-lo”. Nesse planejamento, devemos:

  • Conhecer os desafios mais comuns na hora do parto, como a dor; 
  • Criar um grupo para nos apoiar naquele momento. A presença de uma equipe na qual confiamos e de pessoas que amamos pode ajudar muito na hora do parto;
  • Entender nossos valores e como gostamos de ser “cuidadas”.

Com tudo isso, quando a hora do parto chega, estamos com o coração aberto e preparado para vivê-lo! 

Então um parto humanizado “dura bastante tempo”. Para que ele aconteça, uma série de coisas tem que acontecer antes, como a busca pelo autoconhecimento e o encontro de uma equipe acolhedora, capaz de conduzir o parto da melhor maneira para você. 

Mas falando em horas… Quanto tempo demora um parto humanizado?

Como uma das principais questões do parto humanizado é respeitar o tempo de cada mulher e de cada bebê, essa é uma pergunta difícil de responder. 

O tempo de parto é muito variável. Algumas mulheres ficam dias na “fase latente” do trabalho de parto, outras podem ficar apenas algumas horas. Além disso, a própria fase ativa também varia muito, principalmente em relação ao número de partos que a mulher já teve. Alguns fatores como posição do bebê e uso de substâncias como ocitocina ou mesmo anestesia podem alterar o tempo do trabalho de parto. 

Para saber mais sobre isso, leia nosso texto: Quanto tempo dura um parto normal?

O parto humanizado leva exatamente o tempo que ele precisa para acontecer.

Quando a mulher e seu bebê são respeitados e a fisiologia é quem comanda o parto, o nascimento leva o tempo que aquele corpo precisa. 

Entender que o nascimento faz parte da natureza humana é a chave para compreender o motivo de ter um parto humanizado. Quando o corpo controla o processo, todas as fases do parto são vivenciadas de forma completa pela mulher, o que traz muita satisfação a elas. Além disso, há diminuição considerável dos riscos relacionados às intervenções no parto.

Por tudo isso, é importante se preparar para um parto. E, se você deseja ter um parto humanizado, é importante conversar com uma equipe capacitada e multidisciplinar. Com isso, você começa a construir o parto humanizado da forma que você deseja, além de se preparar para esse universo incrível que é o momento do nascimento. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

Logo branca
Diretora Técnica
Dra. Quésia T.M.F. Villamil
CRM-MG 40477
 
Rua do Ouro 1.488 – 2º andar • Serra

CEP 30210 – 590 • BH – MG

(31) 3646-3646
WhatsApp (31) 98222-2829

contato@institutovillamil.com.br

ÚLTIMA NOTÍCIA

FAÇA-NOS UMA VISITA

Copyright © 2020 Instituto Villamil  |  Desenvolvido por Auditore Ideias Estratégicas

WhatsApp chat