Sarah e Bernardo: experiência única de poder e força

PhotoGrid_1647434682657

Queridas mulheres que vão ler esse relato de parto, vou contar aqui um pouquinho da minha experiência e espero que seja de alguma forma útil para vocês.
2 dias antes do parto, eu havia sentido uma diminuição nos movimentos do meu bebê. Demorei um pouquinho para ter certeza, porém ao contatar a Dra Quésia fui orientada a comparecer em uma consulta na manhã seguinte para avaliação.
Ao realizar os exames necessários, verificamos que os movimentos fetais realmente estavam diminuídos, porém o bebê estava bem e sem sofrimento. Mesmo assim, eu ainda estava um pouco insegura e pedi se havia algo que poderíamos fazer para acelerar o parto, já que estava com 39 semanas e 6 dias. Nesse momento fui acolhida pela Dra. Quésia, que realizou o descolamento de membranas, que no meu caso foi um procedimento tranquilo. Além disso, durante o exame de toque verificamos que eu já estava com 2 cm de dilatação e com o colo baixo.
Na madrugada seguinte, comecei a sentir algumas contrações, porém ainda estavam espaçadas e relativamente leves.
Por volta de 8h da manhã elas começaram a se intensificar, momento em que fui para o chuveiro e avisei a equipe.
A Doula Thaís e a EO Liliane chegaram na minha casa por volta de 10:40, me auxiliando muito no alívio da dor com massagens, chuveiro, óleos essenciais e outros métodos não farmacológicos. Nesta oportunidade também vi que o tampão havia saído.
Às 12h as contrações estavam ritmadas, a dor já muito forte e a dilatação em 7/8 cm, então decidimos ir ao hospital.
Chegando ao Neocenter logo conseguimos liberar um quarto e já pedi pra colocarem água na banheira, a fim de tentar aliviar um pouco o desconforto. Meu marido entrou nela comigo auxiliando com massagens. Nessa hora eu já estava na partolândia 🤣 sem muita noção do que estava acontecendo ao redor, exceto quando ouvia as piadas do meu marido tentando descontrair a situação ao comparar a dor do parto com a gripe que ele teve uma semana antes 🤣🤣🙄 Brincadeiras a parte o suporte dele durante todo o trabalho de parto foi fundamental!


Por volta de 14h eu já estava com 9 cm de dilatação. Orientada pelas meninas fui para debaixo do chuveiro, apoiada na bola, porém a dor estava muito forte, momento em que pedi analgesia.
No meu caso a analgesia foi fundamental para que eu descansasse e conseguisse comer algo.
Após uns 40 minutos mais “tranquilos”, as contrações voltaram e iniciou o período expulsivo. Como não poderia mais retornar à água, testei diversas posições já treinadas na fisioterapia pélvica com a Júlia, porém achei o banquinho a mais confortável delas.
Em razão da analgesia, a Dra Quésia precisou orientar o meus puxos, momento em que a minha bolsa rompeu. Seu suporte foi muito importante e foi o que me deu forças para aguentar esses últimos momentos.
Após mais algumas contrações, às 17:16 o Bernardo nasceu 🙏 com 3,400 kg e 52 cm.
A dor nesse momento sumiu como se fosse mágica 🙏 e finalmente pude curtir o meu pacotinho que nasceu bem cabeludo 💙
Após, a Dra Luciana (que também estava lá) auxiliou na retirada da placenta e realização dos pontos (pois tive laceração grau 2).
Desde já gostaria de dizer que a equipe toda foi maravilhosa e extremamente respeitosa! O parto é uma experiência única em que realmente descobrimos o nosso poder e a nossa força! Confiem no corpo de vocês, ele sabe o que está fazendo.
Além disso, os cursos, a fisioterapia pélvica e as consultas prévias com a Thaís e a Liliane ajudaram muito a manter a tranquilidade nos momentos mais dolorosos! Ter informação e conhecimento realmente muda tudo! Espero que tenha ajudado vocês! Desejo a todas uma boa hora ❤️

 

Leia também:

Quanto tempo demora um parto normal?

Trabalho de parto: o que acontece nesse processo?

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat