Sinais de gravidez: como desconfiar se posso estar grávida?

Sinais de gravidez

Você sabia que existem muitos sinais da gravidez que aparecem no início da gestação?

Eles ocorrem devido às mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher que se prepara para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Os sinais da gravidez são muito variados, e por isso é importante ter em mente que nem todas as mulheres irão apresentar esses sinais e sintomas, e muitas podem passar pelos sinais da gravidez sem perceber uma mudança no corpo, ou até mesmo confundir com sintomas da TPM.

É essencial lembrar que a única forma de ter certeza se você está ou não no início da  gestação é pelo teste de gravidez.

Confira abaixo 10 sinais que podem indicar que você está no início de uma gestação:

Atraso na menstruação

Atraso menstrual sinais de gravidez
Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida.

 

Esse é o principal sinal de probabilidade da gravidez. Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. No entanto, a gravidez não é a única causa do atraso da menstruação! Algumas mulheres, principalmente no início e no final da vida reprodutiva, podem ter o ciclo menstrual irregular de duração variável ou até mesmo ficar sem menstruar todos os meses.

Além disso, há outras causas para o atraso menstrual, por exemplo: deficiências nutricionais, mudanças bruscas no peso corporal, estresse, distúrbios da tireoide, síndrome dos ovários policísticos e amamentação.

Alterações no sono e na disposição

Muitas mulheres relatam que ficam mais cansadas e sonolentas no primeiro trimestre da gestação. É comum sentir sono fora de hora e passar a dormir mais durante a noite. Esse é um sinal da gravidez que pode facilmente passar despercebido caso a mulher esteja passando por algum momento estressante no trabalho ou em casa.

Mudanças nas mamas

As mamas da gestante passam por mudanças com o intuito de se prepararem para o posterior período da amamentação, e essas alterações podem ser reconhecidas como sinais da gravidez. As mamas passam a receber um maior fluxo de sangue, de tal forma que as veias podem ficar visíveis e os seios aumentam de tamanho. Eventualmente, as mamas também ficam mais sensíveis e doloridas. O mamilo e a aréola também passam por mudanças e se tornam mais escuros.

Náuseas e vômitos

Nauseas sinais de gravidez
O enjoo é um sintoma comum do início da gestação e a mulher grávida pode começar a sentir náuseas após a segunda semana da gravidez.

 

O enjoo é um sintoma comum do início da gestação e a mulher grávida pode começar a sentir náuseas após a segunda semana da gravidez. Muita gente pensa que as náuseas e vômitos como sinal de gravidez são apenas pela manhã, mas na verdade esses sintomas podem surgir em qualquer momento do dia. A  vontade de vomitar pode ser desencadeada por algum cheiro ou gosto que não agrade a gestante ou simplesmente surgir aleatoriamente, sem nenhum fator desencadeante.

Mudanças no paladar e no olfato

A mulher pode ter como sinal de gravidez a repulsa por diversos cheiros que elas não consideram desagradáveis quando não estava grávida, como odores de perfumes ou cheiros de certos alimentos. Também pode ocorrer que algumas gestantes passem a sentir vontades específicas por determinados alimentos e repulsa a alimentos que costumavam comer. 

Um outro sinal da gravidez pouco falado é o excesso de produção de saliva, conhecido como sialorréia.

Vontade de urinar mais vezes ao dia

Sinais da gravidez
É comum a gestante sentir vontade de ir ao banheiro mais vezes ao dia e até acordar múltiplas vezes durante a noite para urinar. 

 

Esse sintoma da gravidez aparece principalmente após a sexta semana de gestação, que é quando o aumento de tamanho do útero passa a pressionar a bexiga. Portanto, é comum a gestante sentir vontade de ir ao banheiro mais vezes ao dia e até acordar múltiplas vezes durante a noite para urinar. 

Corrimentos diferentes e/ou sangramentos

Um dos sinais da gravidez pouco frequente é o sangramento de nidação. A nidação é a fase que o óvulo fecundado vai se implantar na parede do útero, e nesse momento alguns vasos sanguíneos podem ser rompidos e por consequência podem provocar um sangramento pouco intenso, com duração de 1 a 3 dias.

Ademais, há gestantes que notam um aumento do corrimento vaginal, predominantemente abundante e esbranquiçado, sem odor forte e que não causa coceira nem ardor.

Variação do humor

Esse é um dos sinais da gravidez que pode ser muito pouco específico. Quando ocorre variações do humor, a mulher passa a chorar com mais frequência e se sente triste por motivos que não causariam um estresse emocional forte antes da gestação. Com toda a certeza, a mudança do humor pode facilmente  ser atribuída à TPM ou à algum componente de estresse da rotina, mas devemos ter em mente que pode ser um sinal decorrente das mudanças hormonais da gravidez.

Tontura e desmaios

Tontura sinais de gravidez
A queda da pressão arterial no início da gravidez pode ocasionar episódios de tontura, fraqueza ou desmaios na futura mãe.

A queda da pressão arterial no início da gravidez pode ocasionar episódios de tontura, fraqueza ou desmaios na futura mãe. A queda da pressão é um sintoma comum da gestação, mas pode ser bem desagradável e acabar atrapalhando o dia a dia da mulher.

Temperatura do corpo

Durante os primeiros dias da gestação, a mulher pode passar e sentir mais calor e a se sentir mais quente, com a temperatura do corpo levemente elevada. Esse aumento da temperatura corporal é normal e ocorre por causa das mudanças hormonais, principalmente devido ao hormônio progesterona.

 

Vale ressaltar que o teste de gravidez é essencial para saber se a mulher está no início da gestação!

Leia mais:

Teste de Gravidez: entenda TUDO sobre o Beta-HCG

-Enxaqueca na gravidez o que fazer?

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat