Acaba de chegar ao mercado o anticoncepcional Slinda! Primeira pílula do mercado de Drospirenona sem estrogênio. Ela é composta de Progesterona + 4 pílulas sem medicamento, para você menstruar.
As pílulas só de progestagênios (PSPs), também conhecidas como minipílulas, consistem na administração oral de comprimidos que contêm doses baixas de um progestagênio.
Portanto, ao contrário das pílulas combinadas, as PSPs não contêm nenhum hormônio estrogênio ao lado do progestógeno em sua composição. Por esse motivo, Slinda pode ser usado por mulheres que não toleram estrogênios.
Qual seu mecanismo de ação?
Em primeiro lugar, o anticoncepcional Slinda evita que ovulação aconteça, suprimindo os níveis do hormônio luteinizante (LH) circulante. Além disso, há o espessamento do muco cervical, o que torna o ambiente impróprio para a progressão do espermatozoide.
Fique tranquila, pois apesar de ser um anticoncepcional novo no mercado, estudos demostraram uma alta taxa de contracepção.
Como usar o Slinda?

E qual o benefício da Drospirenona?
Em uma dosagem terapêutica, a drospirenona também possui propriedades antiandrogênicas e antimineralocorticóides leves. Sendo assim, essas propriedades antiandrogênicas contribuem para a diminuição da acne e melhora da pele oleosa.
Além disso, a pílula também é segura na prevenção da gravidez e evita os efeitos adversos do estrogênio no corpo.

Qual momento apropriado para o início do contraceptivo Slinda?
Você pode decidir iniciar o uso de Slinda no momento em que desejar, caso tenha certeza que não está grávida.
O recomendado é que você inicie a cartela no primeiro dia do seu ciclo menstrual. Dessa maneira, você fica imediatamente protegida contra a gravidez e não precisa usar medidas extras de proteção, como preservativo.
Não tome Slinda caso:
- Estiver grávida
- Estiver em tratamento atual ou pregresso contra Câncer de Mama
- For portadora de Tumor hepático maligno ou benigno
- Apresentar Hepatite Viral ativa
- Apresentar episódio recente de tromboembolismo
- Tiver algum distúrbio cardiovascular significativo, como diabetes com vasos danificados ou pressão arterial alta não controlada;
Como todos os métodos hormonais de contracepção, são esperadas alterações de sangramento e possíveis efeitos colaterais relacionados aos hormônios, por isso é muito importante ter uma discussão adequada com seu médico antes de decidir se esta é a escolha certa para você. Mas com certeza, Slinda é uma ótima novidade para o mercado principalmente para mulheres com histórico de acne e contraindicação para as pílulas combinadas.
Leia mais:
Veja também: