Os testes realizados no recém nascido são um conjunto de exames que possibilitam detectar de forma precoce doenças assintomáticas. Desta forma, tratamentos precoces específicos são instituídos, promovendo a diminuição e/ou eliminação de sequelas associadas a cada doença.
Testes no recém nascido: Teste do pezinho
É um exame obrigatório, que realizado entre o terceiro e o quinto dia após o nascimento do bebê, garante um resultado de alta confiabilidade. O procedimento é rápido e simples. É feito através da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê em um papel filtro especial.
Através deste teste, problemas genéticos e metabólicos são detectados antes mesmo que apareçam os sintomas, evitando assim, que se desenvolvam e causem deficiências intelectuais e possíveis impactos na qualidade de vida da criança, através do tratamento apropriado iniciado o quanto antes. Daí a dimensão de sua importância!
O teste oferecido pelo SUS abrange a pesquisa de 6 doenças. Porém, existem versões ampliadas, capazes de determinar a existência de uma gama bem mais ampliada de doenças.
– Teste do pezinho básico (oferecido pelo SUS) –totaliza 6 doenças:
Inclui as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose cística, Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal congênita, Deficiência de biotinidase.
– Teste do pezinho ampliado (coberto pelos convênios) – totaliza 10 doenças:
Inclui o teste básico + Galactosemia, Toxoplasmose congênita, Cromatografia de aminoácidos e Deficiência de G6PD.
Além desses dois tipos, existem exames mais completos, que detectam ainda mais doenças. Contudo, é importante a avaliação do pediatra para determinar a necessidade de realizar esses testes mais completos.
Testes no recém nascido: Teste da bochechinha

É um exame genético capaz de identificar precocemente mais de 320 doenças graves, silenciosas e tratáveis, que podem se manifestar na infância. A grande vantagem de realizar o teste é que as doenças são identificadas e tratadas precocemente, o que impacta a qualidade de vida dessa criança, reduzindo sequelas e até a morte. A coleta é indolor e é feita através da passagem do swab na parte interna da bochecha. Pode ser realizado a partir do primeiro dia de vida e não tem idade máxima. É um exame opcional que inclui algumas doenças detectadas no teste do pezinho + deficiências do metabolismo de vitaminas e minerais, doenças endócrinas, hematológicas, hepáticas, gastrointestinais, imunológicas, neurológicas, pulmonares e renais, neoplasias e surdez.
A realização do teste da bochechinha não exclui a necessidade de coleta do teste do pezinho!!!
Testes no recém nascido: Teste do coraçãozinho
É um teste obrigatório e deve ser realizado na Maternidade após as primeiras 24 horas de vida, antes da alta hospitalar. É simples, rápido e indolor.
É de extrema importância, pois faz rastreio de cardiopatias congênitas, que se não forem detectadas, podem causar problemas graves ou mesmo levar à morte. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para preservar a vida dos bebês que nascem com essa condição.
Testes no recém nascido: Teste da linguinha
É um exame simples e rápido, realizado pelo pediatra no 1º exame do bebê, que verifica se há alterações do frênulo lingual.
Ele possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
Testes no recém nascido: Teste de orelhinha

O Teste da Orelhinha ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do bebê. É rápido, seguro e indolor, leva de 5-10 minutos para ser realizado pela fonoaudióloga da maternidade. Este exame é feito a partir de 48 horas de vida. No caso de suspeita de alguma anormalidade, o bebê será encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa. É um exame de realização obrigatória já que a audição tem papel extremamente importante no desenvolvimento completo da criança como na fala e socialização.
Testes no recém nascido: Teste do olhinho
É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. É um exame capaz detectar várias doenças como: catarata, glaucoma congênito e outros problemas. A identificação precoce possibilita o tratamento no tempo certo e com isso um desenvolvimento normal da visão. Caso haja alguma alteração a criança deve ser encaminhada para avaliação de um oftalmologista. É um teste realizado na Maternidade, antes da alta do bebê.
Se seu filho ainda não realizou algum desses exames neonatais, converse com seu pediatra e avalie a necessidade de realizá-los. Lembre-se que quanto antes forem detectadas as patologias, melhor para o tratamento e recuperação da criança.
LEIA MAIS:
- Treinamento do sono em bebês: como fazer?
- Choro do bebê: aprenda os diferentes significados
- Bebê amarelo: saiba mais sobre a Icterícia Neonatal