A maioria das mulheres irão ter seus nenéns de parto normal e se recuperarão bem juntamente com seus bebês. Semelhantemente, mulheres que optarem por uma cesárea em sua maioria também irão se recuperar bem e os bebês nascerão saudáveis. No entanto existem riscos para a mulher se expõe ao optar a esta escolha sem uma indicação médica. Além disso, mulheres que fazem cesarianas desnecessárias podem tornar gravidezes e partos futuros mais complicados.


Bebê mamando ainda ligado à placenta
São vários os benefícios do parto normal para a mulher e seu bebê:
– É mais provável que a mulher consiga realizar o contato pele a pele com o bebê logo após o nascimento, o que aumenta as chances de sucesso na amamentação.
– Recuperação mais rápida e com menos dor, facilitando a volta as atividades diárias
– Quando o primeiro parto é normal é provável que os próximos partos também sejam e provavelmente terão duração menor e riscos mais baixos para a mulher e o bebê.
Estou pensando em fazer uma cesárea, com quem devo falar?
É muito importante que você sempre compartilhe com sua equipe de cuidadores todos os seus desejos, medos e anseios. Desta forma elas poderão entender o que se passa com você e te ajudar com informações e suporte para que você faça suas escolhas da forma mais consciente possível, avaliando sempre riscos e benefícios.
Quais motivos te fazem desejar uma cesárea?
É muito importante que você entenda quais os motivos te fazem desejar uma cesariana. Sendo assim, você poderá compartilhá-los com sua equipe de cuidadores para que eles te ajudem a entender o motivo e esclareçam pontos necessários. Alguns dos motivos mais comuns são: 1- Ter tido um parto vaginal complicado no passado Quando isto acontece, é comum que exista o medo de que as coisas se repitam. Por isto você deve conversar com sua equipe de profissionais para que te esclareçam que cada parto é único, que o que aconteceu no passado não necessariamente irá se repetir. Visto que, quando temos mais informações e mais conhecimento sobre algum assunto nossos medos são menores. 2- Acreditar que uma cesariana é mais segura e vai te livrar de problemas com o assoalho pélvico, como grandes lacerações. Não é a via de parto que pode trazer prejuízos ao assoalho pélvico, mas sim a gestação em si devido a peso “extra” dos componentes da gestação como o bebê, líquido amniótico e placenta. Em relação ao risco de lacerações, as graves são raras de acontecer, além disso existem estratégias como a fisioterapia pélvica que a equipe que te acompanha pode indicar que irão aumentar suas chances de ter um parto com períneo integro. 3- Ter medo de ter um parto pela primeira vez Não é incomum que pessoas ao redor da gestante a amedrontem com histórias terríveis sobre o parto e como a dor é insuportável. Desse modo, converse sempre com sua equipe de cuidadores e deixe claro seus medos. Eles poderão esclarecer para você todas as opções de alívio da dor, desde os métodos não farmacológicos (como massagens, florais e hipnose de parto) até o seu direito em ter uma anestesia caso você deseje.Quais os riscos da cesariana para a mulher e para o bebê?
É importante que você avalie os riscos com cuidado e sempre tire todas as dúvidas com sua equipe. Dessa forma você pode fazer a sua escolha baseada no seu conhecimento e nas suas próprias circunstâncias
Riscos da cesariana para a mulher
A cesárea planejada, sem indicações médicas especificas pode em um primeiro momento parecer mais confortável e previsível que um parto normal no tempo do bebê, porém é necessário que se leve em conta que a cesariana é uma cirurgia, pode ter complicações e poderá afetar futuras gravidezes. Alguns dos riscos mais comuns são: – Infecção do local da cirurgia – Dor no local da cirurgia por semanas e até meses – Aumento da chance de trombose – Aumenta da chance de hemorragia pós parto É importante destacar que se a mulher está acima do peso na gestação esses riscos aumentam. Além disto, em uma primeira cesariana a chance de complicações graves são raras, porém quanto mais cesarianas uma mulher faz maiores são os riscos de complicações sérias.Riscos da cesariana para o bebê
O problema mais comum visto nos bebês que nascem de cesáreas é a dificuldade respiratória temporária e a maior necessidade de cuidados em unidade neonatal. Dessa forma a amamentação fica bastante prejudicada, uma vez que a Hora de ouro pode não acontecer caso o bebê não nasça bem. Cada dia mais se sabe que bebês nascidos de cesariana correm riscos maiores de desenvolver certas doenças na infância. Desse modo, bebês nascidos de cesariana são mais propensos a ter problemas com alergias, asma e obesidade. Por razões ainda desconhecidas a chance de ter um bebê natimorto em uma futura gestação é maior em mulheres que já tiveram alguma cesariana em comparação a mulheres que tiveram parto normal.Riscos da cesariana para futuras gestações
Sabe-se atualmente que mulheres com cesáreas previas são mais propensas a terem outra cesárea em partos futuros. Dessa forma, é necessário que você avalie a quantidade de filhos que pretende ter ao escolher a primeira cesárea, pois sabe-se que até duas cesáreas os riscos de complicações graves não são tão altos, porém a partir de uma terceira cesárea os riscos são mais graves, como: – Danos ao intestino, bexiga ou ureter – Procedimentos extras durante a cirurgia, como transfusões de sangue ou histerectomia. – O risco de placenta acreta aumenta a cada cesariana. Placenta acreta é quando a placenta de implanta no útero e não sai com facilidade após a saída do bebê, que é como deve ocorrer. Mulheres com placenta acreta costumam perder muito sangue e podem precisar de transfusões e provavelmente de uma histerectomia.Quais são os benefícios do parto normal?

Ainda quero uma cesárea, quando ela poderá ser feita?
Se durante a sua gestação não houver nenhuma complicação sua cesariana poderá ser marcada a partir de 39 semanas, uma vez que bebês nascidos de cesariana antes dessa data tem chances aumentadas de necessidade de UTI neonatal devido a dificuldades respiratórias. Porém, mesmo que você opte por uma cesariana o ideal é esperar os primeiros sinais de trabalho de parto para operar, pois assim pode-se ter mais certeza que o bebê está nascendo no tempo que ele escolheu. E lembre-se: Depois de ter feito a escolha, viva o momento com intensidade, curta o nascimento de seu filho(a), se entregue à maternidade e seja feliz!
Leia mais:
- Choosing to have a caesarean section – NHS/UK
- Como se preparar para uma cesariana?
- Tipos de cesárea
- Parto normal: Até quando é seguro esperar?
- 15 dicas para evitar uma cesárea desnecessária