Café e fertilidade: qual a relação?

café fertilidade
Café e fertilidade são temas tão diferentes que parecem não se relacionar. Mas estamos aqui para dizer que há uma relação sim! E ela pode ser importante para as mulheres que estão tentando engravidar e para as grávidas. Portanto, venha saber mais sobre a relação entre o café e a fertilidade feminina! Você é uma daquelas pessoas viciadas por café, que não consegue ficar sem ao menos uma xícara em vários momentos do dia? De manhã, depois do almoço, durante uma reunião do serviço, após chegar do trabalho, sempre tem um cafezinho…? Ou então é daquelas pessoas que consomem uma série de alimentos que possuem cafeína? Está tentando engravidar? Saiba que há uma relação importante entre o consumo de cafeína e a fertilidade. Neste texto vamos responder perguntas importantes e frequentes sobre esse tema. Tomar pílula grávida faz mal?
café fertilidade
O consumo de café – e de outros alimentos que possuem cafeína – precisa ser repensado e adequado para tentantes e gestantes, já que pode haver uma alteração na fertilidade das mulheres quando o consumo é muito elevado.

Você deve beber café quando está tentando engravidar?

Os especialistas acreditam que a ingestão elevada de cafeína (mais de cinco xícaras por dia) aumenta as chances da ocorrência de um aborto espontâneo. Além disso, alguns outros estudos associam a ingestão de cafeína em excesso à redução da fertilidade. Por isso, há uma recomendação da maioria dos especialistas que a mulher reduza um pouco o consumo de café ou alimentos com cafeína. Bebidas alcóolicas e gravidez: quais são os riscos? Além do mais, você precisará controlar a ingestão de cafeína durante a gravidez de qualquer maneira, já que muito não é bom para você ou seu bebê. Portanto, é uma ideia inteligente começar a descafeinar agora, mesmo que gradativamente, já que reduzir pode realmente ajudar você a engravidar (e levar uma gestação saudável). Alimentos para evitar durante a gravidez: 10 dicas
café fertilidade
Quando grávida, o consumo de café precisa ser reduzido. Por isso, reduzir desde a fase de tentante é uma boa dica.

Quanta cafeína está OK se você está tentando engravidar?

O que é cafeína em excesso quando você está tentando engravidar? Tecnicamente, mais de 200 mg por dia. Se isso for muito técnico para você, aqui estão alguns números para ajudá-lo a ver a rapidez com que a cafeína se acumula:
  • Uma xícara de café pode conter mais de 100 mg de cafeína.
  • Uma lata de refrigerante possui, em média, 50 mg de cafeína.
Você também encontrará cafeína em alguns chás não fitoterápicos (sejam gelados, fermentados ou verdes), bebidas energéticas e chocolate. Além disso, alguns remédios para alergia e resfriado de venda livre também possuem cafeína. Até mesmo sorvete com sabor de café ou iogurte contém um modesto ponche de cafeína.
café fertilidade
Vários alimentos possuem cafeína, que não só o café.
Infertilidade conjugal: o que preciso saber? As boas notícias? Não há necessidade de cortar totalmente a cafeína se estiver planejando engravidar ou mesmo depois de engravidar – a maioria dos especialistas acredita que até 200 mg por dia está bom. Isso se soma a qualquer um dos seguintes:
  • 1,5 a 2 xícaras de café.
  • 3 a 4 expressos.
  • 5 xícaras de chá preto.
Ferro na gravidez: saiba a importância desse nutriente!

Como reduzir o consumo de café se você está tentando engravidar?

Se você precisa reduzir (ou gostaria de cortar a cafeína), devagar é o caminho a percorrer. Em vez de deixar seu sistema extremamente exausto ao parar abruptamente, diminua gradualmente a ingestão de cafeína. Dessa forma, substituir o descafeinado em cada xícara que você normalmente bebe iniciará o processo de desmame. Continue reduzindo a quantidade de café normal e aumentando a quantidade de descafeinado até que suas xícaras estejam completamente livres de cafeína. Outra maneira de reduzir a cafeína em sua xícara é fazer o consumo de café com leite. Assim, o café ainda está presente, em uma quantidade menor, mas igualmente gostosa.

Outras dicas:

Outra dica importante, que ajuda a lidar com esse processo de uma forma mais tranquila é comer refeições menores e mais frequentes. Essa decisão ajudará durante esse processo porque manterá o açúcar no sangue elevado – e, portanto, seus níveis de energia elevados. Ademais, vitaminas pré-natais, exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e a saúde mental em dia também ajudarão você a se manter calma, aumentando consequentemente sua resistência à uma dose de café. Atividade física na gravidez: 10 dicas
café fertilidade
O café é um alimento do dia a dia dos brasileiros, considerado essencial para muitas pessoas. O seu consumo moderado é a melhor dica para todos, principalmente para tentantes e grávidas.
 

Leia mais:

– Amamentação: o que influencia na produção do leite – Tudo sobre depressão na gravidez – Insônia durante a gravidez

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat