Apesar de muitas grávidas sentirem aumento do desejo sexual na gravidez, alguns casais acabam evitando fazer sexo na gravidez, por acharem que pode prejudicar o bebê ou trazer algum risco.
Sexo na gravidez prejudica o bebê?
Não. Se o médico não recomendou parar com as relações sexuais, a gestação não será prejudicada por isso.
O bebê pode mexer ou permanecer quieto durante o sexo, porém isso tem mais a ver com hormônios que com a relação sexual em si. Isso acontece porque o ato sexual com penetração acontece com a introdução do pênis na mulher por meio do canal vaginal. Nesse sentido, o sexo ocorre de forma que não atinge o útero, órgão onde o bebê está abrigado.
Entenda como a gravidez pode influenciar a vida a dois
Em quais casos a grávida não pode fazer sexo?
Em casos de complicações durante a gestação, é possível que o médico recomende interromper as relações sexuais.
Alguns exemplos de complicações podem ser:
- Ameaça de aborto: nesse caso, o sexo na gestação pode estimular contrações e por isso é recomendado evitar relações sexuais e manter-se em repouso.
- Pressão alta: em alguns casos essa complicação pode envolver riscos de parto prematuro, por isso você deve seguir recomendação médica.
- Placenta prévia: nesse caso, atividades físicas não são recomendadas, pois podem levar a sangramentos com risco de parto prematuro.
- O médico pode recomendar o uso de camisinha em alguns casos, já que em algumas mulheres o contato do sêmen com o colo do útero pode estimular contrações.
O sexo na gravidez é seguro até quando?
Se a gravidez não for de risco, o sexo na gestação está liberado do primeiro ao último trimestre. Sendo assim, se liberado pelo médico, as relações sexuais podem ser mantidas até o 9º mês.

Quais os benefícios de fazer sexo na gravidez?
Se a sua gestação não for de risco, a prática do sexo na gestação pode trazer benefícios como:
- Aumento da autoestima
- Controle da ansiedade
- Melhora do humor
- Produção de células de defesa
- Fortalecimento da imunidade
- Liberação do hormônio do bem estar
- Fortalecimento da musculatura da vagina (muito importante para o parto)
O que acontece quando ocorre ejaculação dentro da vagina no sexo na gravidez?
O sêmen pode amolecer o colo do útero, favorecendo a sua dilatação. No entanto, o contato da ejaculação com a vagina da gestante não representa problema e essa situação não induz o trabalho de parto.
Porém, para algumas mulheres com complicações ou risco aumentado de trabalho de parto prematuro, alguns médicos recomendam uso de camisinha durante o sexo na gravidez.

Quais posições são inseguras no sexo na gravidez?
Depois da permissão médica para o sexo, o casal deve encontrar a posição mais confortável durante a relação. É importante dizer que colocar muito peso ou pressionar com muita força a barriga da mulher não é recomendado.
Outro ponto importante é que a mulher não deve deitar de barriga para cima por muito tempo, pois o peso do ventre faz uma pressão que dificulta a passagem do sangue. Somado a isso, dependendo da intensidade, a força do corpo do parceiro por cima do ventre da mulher pode ser prejudicial.
Vamos comentar algumas posições favoráveis para o sexo na gestação:
- A mulher por cima – Essa posição é vantajosa por não pressionar o abdômen, além de permitir melhor controle do ritmo da penetração.
- De lado – O casal se deita de lado e o homem fica atrás da mulher, como na posição “conchinha”. Esta é uma posição muito confortável, pois o peso é bem distribuído e a penetração não é tão profunda.

Libido aumenta ou diminui na gravidez?
Depende, a libido da mulher costuma mudar em cada fase da gestação. Isso acontece porque ao longo dos nove meses de gravidez, a mulher passa por várias mudanças físicas e, principalmente, hormonais.
Sendo assim, durante o primeiro trimestre, a gestante costuma se sentir mais ansiosa, sensação que pode vim acompanhada de cansaço, dores, enjoos e mal estar. Por isso, durante essa fase, é comum que o desejo da mulher diminua.
Já no segundo trimestre da gestação, a mulher se sente mais segura, se adaptando ao crescimento do novo ser em seu ventre. Junto a isso, as náuseas costumam diminuir e por isso a libido tende a voltar ao normal, sendo comum que ela se sinta mais confortável para o sexo na gestação.
Por fim, no último trimestre, é possível que a gestante se sinta ansiosa pelo nascimento do bebê. Somado a isso, o tamanho da barriga pode ser um fator incômodo para algumas grávidas. Por isso, nesse momento, é normal que a libido torne a diminuir.
No entanto, essas fases nem sempre são padrões e podem ocorrer de forma diferente para cada gestante. Portanto, é importante que cada mulher tenha sua percepção individual e se sinta confortável durante a relação sexual.

Leia mais:
Dor durante a relação sexual: 10 dicas para evitar este problema!
https://institutovillamil.com.br/menstruacao-e-sexo-uma-escolha-do-casal/