Muita gente quer saber como é feito o parto humanizado. Mas, talvez, a pergunta ideal seja: como a mulher gostaria de trazer seu filho ao mundo? Quais são seus desejos, expectativas, medos e convicções? O que ela gostaria que fosse feito e o que ela gostaria de evitar? A partir destas respostas, aliando-as com as possibilidades reais e seguras e as evidências científicas mais atuais, temos a receita do parto humanizado.
Individualidade e respeito: palavras-chave do parto humanizado!
Sendo assim, individualizar o cuidado se torna essencial em uma assistência humanizada. A equipe precisa conhecer as expectativas e vontades de cada mulher, assim sua atuação será de acordo com elas. Caso algo saia da normalidade e intervenções se façam necessárias, haverá uma conversa com a mulher. Com isso, a decisão é compartilhada entre a mulher e a equipe, para que o melhor caminho seja escolhido, tendo como base as evidências científicas e a segurança da mãe e bebê.
O parto humanizado é acima de tudo respeito, é se informar sobre as boas práticas na assistência ao nascimento, é o primeiro passo para tomar decisões conscientes e decidir como será feito o SEU parto!
O parto humanizado é conduzido de forma personalizada!
A verdade é que a resposta para a pergunta “como é feito o parto humanizado?” é diferente para cada mulher e cada bebê. Cada uma carrega consigo visões diferentes de um nascimento gentil e humanizado. E cada parto é diferente, podendo precisar em alguns casos de intervenções médicas. Logo, um parto humanizado é feito conforme as escolhas e as necessidades da mulher e do bebê, sendo o respeito ao protagonismo materno o pilar de qualquer ação dos profissionais. Dessa forma, cada mulher pode procurar se conhecer e entender suas preferências sobre parto durante todo o pré-natal. Não existe um “manual” único para o parto humanizado. Ele precisa ser construído pela mulher e por sua equipe.