O fórceps de alívio é um instrumento cirúrgico que causa muito receio nas mulheres. Contudo, isso se deve ao seu uso ao longo da história, que é MUITO diferente de como é usado hoje. Vamos entender, então, quando usar fórceps no parto pode ser uma boa ideia!Quando usar o fórceps de alívio no parto?
Antes de pensar em utilizar o fórceps, é importante que o trabalho de parto seja otimizado com medidas não cirúrgicas. Na maioria dos casos, o fórceps é usado quando há um prolongamento do período expulsivo, que podem gerar consequências para a mãe e para o bebê. Por isso, as principais indicações para o fórceps de alívio podem ser divididas entre aquelas relacionadas a cada um deles:
Quanto maior é a experiência do obstetra com o uso do fórceps, maiores são as chances de sucesso nesse procedimento. Sempre que possível, essa possibilidade deve conversada precocemente com a mãe, de preferência ainda no pré-natal.
Além disso, é importante que a indicação do fórceps seja bem feita. Quando usado num parto que está evoluindo inadequadamente, em determinadas situações ele assegura a saúde à mãe e ao bebê.
Por isso, procure escolher um obstetra que converse com você sobre o parto e que trabalhe com base em evidências científicas, o que aumenta sua chance de ter um parto adequado.
Fonte: DynaMed – Assisted vaginal delivery (instrumental delivery)
Se deseja saber mais sobre esse tema, entre em contato conosco. Além disso, acompanhe nossos posts no Instagram!
Em que consiste o Fórceps?
O fórceps é um instrumento cirúrgico semelhante a uma colher que pode ser usado para facilitar a saída do bebê, principalmente nos partos por via vaginal. O fórceps mais usado é o “de alívio”, que é utilizado quando o bebê já está no canal vaginal e, seja por condições maternas ou fetais, é necessário retirá-lo do canal de parto. Mas também existem mais dois tipos de fórceps. Um é “de rotação”, que é usado quando o bebê não rodou corretamente na sua descida e há outro tipo que pode ser usado em cesarianas quando há dificuldade na extração do feto. Como é o mais utilizado, vamos dar mais detalhes sobre o fórceps de alívio.Quando usar o fórceps de alívio no parto?
Antes de pensar em utilizar o fórceps, é importante que o trabalho de parto seja otimizado com medidas não cirúrgicas. Na maioria dos casos, o fórceps é usado quando há um prolongamento do período expulsivo, que podem gerar consequências para a mãe e para o bebê. Por isso, as principais indicações para o fórceps de alívio podem ser divididas entre aquelas relacionadas a cada um deles:Indicações Maternas:
- Exaustão: quando o trabalho de parto é muito longo ou extremamente doloroso, algumas mulheres podem chegar a um grau de fadiga muito grande e então não conseguirem fazer um puxo (“empurrar”) adequado.
- Dificuldade para fazer o puxo: algumas mulheres, principalmente quando recebem analgesia, podem ter dificuldade de empurrar de maneira que ajude o bebê a nascer.
- Problemas de saúde maternos que contraindiquem ao puxo, como problemas cardíacos graves.
Indicações Fetais:
- Dificuldade persistente de desprendimento do bebê do canal vaginal.
- Quando o bebê já está no canal vaginal e há suspeita de estado fetal não tranquilizador.
Existem alternativas ao uso do fórceps?
Existem duas ótimas alternativas, o Vácuo-Extrator (primeira imagem) e o Odent-device (segunda imagem):


- Leia mais:
