Menopausa: 5 perguntas mais comuns

villamilmenopausa

As mulheres tendem a relacionar a menopausa com várias emoções. Isso porque é um período de várias mudanças e podemos ficar nervosas com o envelhecimento ou ansiosas com o que estamos vivenciando,  tanto fisicamente quanto emocionalmente.

E pode ter certeza! A menopausa é diferente de tudo que você sentiu antes e é normal esses sentimentos. Seja gentil e paciente com você mesma durante esse momento.

Vamos conversar sobre as 5 principais dúvidas e suas respostas?

 

 1. Devo iniciar a terapia hormonal?

menopausa e reposição hormonal
A relação risco/benefício da utilização da reposição hormonal na menopausa deve ser individualizada.

 

A maioria das pacientes já chegam com essa pergunta. Isso pelo fato da ansiedade para iniciar a terapia hormonal para aliviar as ondas de calor. Outras já chegam com informações que leram na internet e com medo da terapia.

É certo que existem muitas informações assustadoras sobre a terapia hormonal e sobre os riscos. Mas o estudo histórico de 2002 que levantou algumas preocupações sobre esses riscos foi limitado. Ele analisou uma população única de mulheres mais velhas. Não servindo assim como base.

Hoje, já sabemos que a terapia hormonal é geralmente uma opção segura, especialmente para mulheres que estão passando pela menopausa na casa dos 50 anos ou menos.Ainda assim, recomenda-se que as mulheres experimentem outros métodos primeiro.

Para as ondas de calor podemos citar: vestir de forma mais leve , se estiver frio que tal usar uma roupa mais leve por baixo e que você consiga retirar a de frio de forma fácil? Também recomenda-se ventiladores e consumir bebidas geladas.

AH! E também  podemos evitar alimentos e bebidas que possam desencadear ondas de calor, como exemplo o álcool e a cafeína. Parar de fumar e perder peso (se precisar) também é uma alternativa. Também podemos usar a meditação a nosso favor, ela é capaz de tornar as ondas de calor menos incômodas.

 

  2. Como a menopausa afetará meu desejo sexual?

menopausa e desejo sexual
Uma das principais preocupação das mulheres com a chegada do período da menopausa diz a respeito de perder o desejo sexual.

 

A flutuação dos hormônios durante a menopausa pode levar à secura vaginal, que por sua vez causa dor durante a relação sexual. Então, podemos dizer que muitas mulheres não iniciam mais o sexo, por medo dessa dor.

E o que pode fazer nessa situação? Hidratantes e lubrificantes vaginais podem proporcionar o alívio. Se isso não funcionar, converse com seu ginecologista sobre medicamentos tópicos ou orais.

Com um pouco de ajuda, tudo pode funcionar como você deseja, ok?

3. Devo tomar suplementos naturais para tratar meus sintomas?

ondas de calor e menopausa
As ondas de calor são um dos sintomas mais comuns da menopausa.

 

Você já viu um anúncio online de um produto que alivia as ondas de calor? Ou remédio natural para melhorar seu sono durante a menopausa? Você também pode ter ouvido falar sobre “reposição hormonal natural”, que vêm de plantas e se assemelham aos hormônios do nosso corpo.

O fato é que poucos suplementos de plantas e ervas foram estudados quanto à segurança ou sua eficácia. Saiba que essas drogas não são bem regulamentadas. Alguns podem conter níveis perigosos de estrogênio, progesterona ou até mesmo testosterona. Suplementos sem prescrição médica também podem afetar outros medicamentos que você está tomando ou outras condições médicas que você já tenha. Cuidado!

Por essas razões, converse com seu ginecologista antes de tomar suplementos para tratar os sintomas da menopausa.

 

4. Não tenho um ciclo há anos. Eu realmente preciso de check-ups anuais com um ginecologista?

 

consulta menopausa
O check-up é um cuidado importante, antes, durante e após a menopausa.

Sim, você ainda deve vir para sua visita anual, não importa sua idade! Você pode não precisar mais de controle de natalidade ou cuidado pré-natal, mas ginecologistas oferecem uma gama completa de cuidados de saúde para as mulheres. Desde a triagem de câncer e DSTs (infecções sexualmente transmissíveis) até a discussão de questões sobre sexo e incontinência urinária.

 

 5. Ainda preciso de exames de Papanicolau e mamografias após a menopausa?

Sim! A recomendação é continuar com o teste de papanicolau até os 65 anos, a menos que você tenha um fator de risco para câncer cervical, como HIV (vírus da imunodeficiência humana). Mesmo as mulheres que fizeram histerectomia ainda podem precisar de exames.Com mamografias, a maioria das mulheres com baixo risco de câncer de mama pode parar aos 75 anos.

Em ambos os casos, você e seu ginecologista devem compartilhar informações, conversar sobre seus desejos e concordar sobre quando e com que frequência serão examinados.

 

 Menopausa: Um Novo Estágio

 

menopausa
A menopausa é um processo natural, tire suas dúvidas e leve essa fase de uma forma mais leve!

 

Há muito o que aprender sobre o que acontece com seu corpo durante a menopausa. Recorra ao seu ginecologista, tire suas dúvidas !

E fique tranquila: a menopausa é apenas mais uma etapa da vida, tão natural quanto qualquer outra etapa. E com a comunicação aberta, você pode abordar quaisquer dúvidas que possa ter sobre seus sintomas e obter a ajuda de que precisa.

 

REFERÊNCIA: The American College of Obstetricans and Gynecologists

 

LEIA MAIS:

Candidíase vaginal: saiba TUDO sobre este problema!

Dor durante a relação sexual: 10 dicas para evitar este problema!

Como escolher o melhor ginecologista?

Preguiça de fazer sexo

https://institutovillamil.com.br/secrecoes-vaginais-e-a-sua-saude-saiba-a-relacao/

VEJA MAIS:

 

E-book 7 dicas para um parto dos sonhos- Instituto Villamil

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat