Até quando é seguro esperar o parto normal?

Até quando esperar o bebê nascer
Até quando é seguro esperar o parto normal? Uma gestação humana dura de 37 a 42 semanas. Isto significa que antes de 37 semanas o bebê é prematuro (e a gravidez pré-termo) e depois de 42 semanas a gravidez é considerada pós-termo. Mas a data provável do parto é calculada com 40 semanas e é comum as pessoas ficarem ansiosas próximo a esta data, como se os bebês tivessem um relógio e um prazo de validade. Os bebês têm mesmo que nascer com 40 semanas? É seguro esperar até 42 semanas?

Definições internacionais de duração da gravidez

Novas pesquisas sobre desenvolvimento fetal foram feitas. Por isto entidades internacionais definiram o tempo de nascimento do bebê dentro dos seguintes conceitos:
  • Termo precoce: 37 semanas e 0 dias até 38 semanas e 6 dias
  • Termo completo: 39 semanas e 0 dias até 40 semanas e 6 dias
  • Termo tardio: 41 semanas e 0 dias até 41 semanas e 6 dias
  • Pós-termo: 42 semanas ou mais

Bebê “maduro”?

A partir de 37 semanas o bebê já é considerado “maduro”. Entretanto, é a partir da  semana 39 que os bebês ficam mais seguros fora do útero.  Isto acontece porque a partir desta data eles são menos propensos a complicações. Por exemplo,  problemas respiratórios são mais comuns em bebês de 37 semanas que em bebês de 39.    Duas semanas a mais no útero permitem, por exemplo, que o cérebro do bebê, os pulmões e o fígado estejam mais maduros. Bebês nascidos com 39 ou 40 semanas também tendem a ter menos intercorrências de visão e de audição.

Até quando é seguro esperar o parto normal?

Mas, se com 39 ou 40 semanas os bebês já estão prontos para nascer com segurança, para quê esperar até a 42 semana? Até quando esperar? Até quando é seguro?   Estudos científicos mostram que é seguro esperar até 41 semanas. Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação. Após 41 semanas o bebê tem maior risco de apresentar complicações ao nascimento e o parto tem maior chance de complicar e acabar se tornando uma cesariana. Leia mais:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat