Como anda o parto humanizado em BH?
O Brasil, infelizmente, é conhecido internacionalmente por ser o campeão mundial de cesarianas. Mais de 50% dos brasileiros nasce por meio da tal cirurgia. Na rede privada menos de 20% dos bebês chega ao mundo pelas vias normais. Quer dizer, de parto normal.
Na contra mão deste sistema, uma cidade na região sudeste do país tem lutado contra estes índices de diversas maneiras. Esta cidade é Belo Horizonte, em Minas Gerais.



História do parto humanizado em BH
Belo Horizonte é uma cidade histórica na defesa do parto humanizado. Desde a década de 70, com o nascimento do Hospital Sofia Feldman, uma maternidade que se tornou conhecida mundialmente pela sua inovação no que diz respeito à humanização no atendimento a mulheres e crianças. Entretanto, a história do parto humanizado em BH não parou com o surgimento do Hospital Sofia Feldman. Várias outras iniciativas ao longo da história surgiram e fizeram com que a cidade se tornasse referência na defesa do protagonismo feminino no momento do nascimento de seus bebês.
Iniciativas em prol do parto humanizado em BH
O movimento BH pelo parto normal é uma mobilização que foi lançada em 15 de maio de 2007 por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Os objetivos principais do Movimento são promover o parto normal, contribuir com a redução das taxas de cesarianas desnecessárias, e, consequentemente, melhorar a saúde materna e infantil em Belo Horizonte. A exposição Sentidos do Nascer também foi concebida em Belo Horizonte e pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária. O Movimento Bem Nascer é uma continuação da ONG Bem Nascer, fundada 2001. O Movimento promove Rodas de Gestantes/Casais Grávidos todo terceiro sábado do mês. Além disto também organiza Chás de Bençãos coletivos, com participação aberta e gratuita.