Tudo sobre vacina da gripe na gravidez

gripe gravidez
Você sabe como funciona a vacina da gripe? Qual a sua importância durante a gravidez? Venha saber mais sobre vacina da gripe e gravidez nesse texto. Nesses novos tempos causados pelo Coronavírus, com todos os prejuízos que ele nos trouxe, um desejo comum de todos é a vacina. Enquanto a vacina contra o COVID não chega, vamos falar de outra vacina também muito importante contra uma doença respiratória: a vacina da gripe. Venha saber mais!

O que é o Influenza e qual sua relação com a gripe?

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza, comumente os subtipos H1N1 e H2N3, com sintomas mais fortes do que um resfriado. Entre os sinais e sintomas, estão a febre, dor de cabeça, fadiga, dores musculares, tosse e dor de garganta. Pode causar complicações, como pneumonia. Dentre as complicações, algumas são muito graves, podendo levar a morte em casos extremos.
gripe gravidez
São vários os sintomas que podem acometer indivíduos portadores de gripe por Influenza. Os sintomas respiratórios predominam. Fonte: Ministério da Saúde.
  Sinais e sintomas da gravidez que não podem ser ignorados

Quem tem risco de desenvolver complicações da gripe?

Todas as pessoas podem desenvolver gripe causada pelo Influenza. Entretanto, algumas tem maior risco de desenvolver complicações. Entre elas estão: os idosos, com 65 anos ou mais; crianças menores de 5 anos; portadores de doenças crônicas como asma, câncer ou doenças cardiovasculares. Além disso, as mulheres grávidas também estão no grupo de risco para desenvolver complicações causadas pelo Influenza.

Como a gravidez aumenta o risco de complicações na gripe?

Mudanças normais no sistema imunológico que ocorrem durante a gravidez podem aumentar o risco de complicações da gripe. Ademais, a própria gripe pode aumentar o risco de complicações na gravidez, como trabalho de parto prematuro. Infertilidade imunológica: você sabe o que é?

Quem deve ser vacinado contra a gripe?

O Ministério da Saúde do Brasil recomenda que todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais – incluindo mulheres grávidas e mulheres que estão amamentando – tomem a vacina contra a gripe todos os anos. Se você estiver grávida, é melhor tomar a vacina a partir do início do outono até o fim do inverno. Para mulheres grávidas e que possuem doenças crônicas, a indicação do uso da vacina é ainda mais importante. A aplicação da vacina pode acontecer em qualquer momento da gravidez.
gripe gravidez
As gestantes entram no grupo que tem direito à vacinação pelo Ministério da Saúde.
 

Como a vacina da gripe funciona?

A vacina contra a gripe contém uma forma do vírus da gripe que é inativada, ou seja, como se ele estivesse morto. Portanto, não pode causar doenças. A vacina contra a gripe ativa o sistema imunológico para produzir anticorpos contra o vírus da gripe. Assim, os anticorpos circulam na corrente sanguínea, e se encontrarem um vírus da gripe, eles o “etiquetam” para destruição por outras partes do sistema imunológico. Sabe-se que o corpo leva cerca de 2 semanas para formar anticorpos protetores após você receber a vacina contra a gripe.
gripe gravidez
As vacinas têm uma forma própria de funcionamento. Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM).
 

Com que frequência eu devo tomar a vacina da gripe?

Com alguns tipos de vacinas, os anticorpos produzidos permanecem ativos por muitos anos. Contudo, os tipos de vírus que causam a gripe podem mudar a cada ano. Dessa forma, os anticorpos produzidos em resposta à vacina contra a gripe de um ano podem não funcionar contra os vírus da gripe do ano seguinte. Por isso, a vacina contra a gripe é atualizada a cada ano. Ferro na gravidez: saiba a importância desse nutriente

Como tomar a vacina na gravidez pode ajudar o meu bebê?

A vacina contra a gripe tem uma “dupla função”, protegendo você e seu bebê. Isso porque os bebês não podem tomar a vacina contra a gripe até os 6 meses de idade. Dessa forma, quando você toma uma vacina contra a gripe durante a gravidez, os anticorpos protetores produzidos em seu corpo são transferidos para o bebê. Esses anticorpos protegerão seu bebê contra a gripe até que ele receba a vacina aos 6 meses de idade. Parto e microbioma: qual a relação?
gripe gravidez
A vacinação contra a gripe causada pelo Influenza é de extrema importância para as grávidas.
 

A vacina da gripe é segura?

As vacinas são desenvolvidas com os mais altos padrões de segurança. No Brasil, para ser usada na população, as vacinas precisam ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mesmo após a sua aprovação e início de uso, o Ministério da Saúde continua monitorando todas as vacinas e suas campanhas. Eles têm sido usados por muitos anos em milhões de mulheres grávidas e não são conhecidas por causar problemas na gravidez ou malformações congênitas. Benefícios e riscos dos antibióticos no parto

A vacina da gripe tem algum efeito colateral?

A maioria dos efeitos colaterais das vacinas são leves, como dor no braço ou febre baixa, e desaparecem em um ou dois dias. Efeitos colaterais graves e reações são raros e constantemente monitorados pelo Ministério da Saúde. Se você tiver dúvidas sobre os efeitos colaterais da vacina, converse com seu obstetra ou outro membro da equipe de saúde. Fator Rh: como pode afetar a sua gravidez?

O que acontece se eu pegar gripe na gravidez?

Se você acha que está com gripe e está grávida (ou teve um bebê nas últimas 2 semanas), entre em contato com seu obstetra ou outro profissional de saúde imediatamente. Na maioria dos casos, a gripe é autolimitada e se resolve sozinha. Por isso, normalmente são prescritas medicações apenas para alívio dos sintomas. Além disso, é importante manter contato regular com seu obstetra, e mantê-lo informado do quadro clínico. Em alguns casos mais graves, há indicação do uso de uma medicação antiviral. Esse medicamento não cura a gripe, mas pode reduzir sua duração e gravidade. Seu uso se dá apenas através de prescrição médica e não é para todos os pacientes.
gripe gravidez
A gripe causa uma série de sintomas nos pacientes, e nas grávidas deve ser motivo de atenção.
Por isso, se você estiver com os sintomas acima citados, procure um médico para ser acompanhada e tratada da melhor forma. Ademais, na época da vacinação contra a gripe, se você estiver grávida, não hesite em toma-la. Fazendo isso, estará protegendo você e seu bebê! Texto adaptado de The Flu Vaccine and Pregnancy – The American College of Obstetricians and Gynecologists

Assista à esse e mais vídeos no YouTube do Instituto Villamil:

Leia mais:

– Insônia durante a gravidez – Como é a anestesia no parto normal?    

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat