Você sabe qual a relação entre parto e microbioma? Ou melhor, você sabe o que é microbioma? Então continue lendo este artigo que vamos falar tudo sobre este tema.
Bem, microbioma é o conjunto de todos os microorganismos que vivem nos ambientes. Isto é: as bactérias, vírus e fungos, tanto vivos como não vivos.
Sabe-se que o microbioma de um organismo influencia o desenvolvimento e a saúde de animais e plantas. Da mesma forma, o microbioma do solo e dos edifícios influencia os organismos que residem nesses ambientes não vivos.
É de conhecimento dos cientistas hoje em dia que os microrganismos do microbioma fornecem serviços como a síntese de vitaminas e degradação de alimentos. Outra função é a prevenção ao de ataques de patógenos. No entanto, nos últimos séculos de interações humano-microrganismos, mudanças nas formas de nascer e nas práticas médicas e condições de vida podem ter alterado a aquisição de nossas comunidades microbianas. Dessa forma, tem sido demonstrado que os microbiomas alterados estão relacionados com o aumento de alergias, asma, diabetes, doenças gastrointestinais e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e autismo.

Humanos como ecossistemas para microrganismos
Para uma bactéria, seres humanos são um planeta composto de vários ecossistemas diferentes. Do “deserto” seco e intenso de raios ultravioleta da pele ao “lago” quente, úmido e rico em nutrientes da boca, bactérias específicas vivem em regiões diferentes em uma pessoa. Com isso, à medida que os ecossistemas do ambiente humano mudam durante o desenvolvimento, a gravidez ou com as mudanças nas dietas, pode haver mudanças no microbioma que habita o seu organismo.Os animais se distribuem de forma diferente pelo mundo. Da mesma forma, os microrganismos se distribuem pelo nosso corpo.
A fonte do microbioma infantil
Os estudos têm demonstrado que o microbioma infantil é adquirido durante o nascimento e através dos primeiros alimentos e do ambiente em que a criança vive.– Influência da forma de nascimento na transmissão do microbioma
De acordo com algumas pesquisas, o microbioma de bebês nascidos por parto normal representa mais de perto o microbioma da vagina e das fezes da mãe e é rico em bactérias benéficas. Em contraste, o microbioma dos bebês nascidos de cesariana planejada é mais semelhante ao da pele da mãe e rico em bactérias presentes no ambiente hospitalar.Contato do bebê com o microbioma materno em um parto normal e em uma cesárea.

– Influência dos primeiros alimentos na transmissão do microbioma
Os primeiros alimentos são outra influência no microbioma infantil. O microbioma do leite materno é um conjunto único de bactérias, distinto dos microbiomas da pele humana, intestino, oral, vaginal e outros locais específicos do corpo. Com isso, o bebê amamentado está exposto a cerca de 1 e 10 milhões de bactérias do leite materno. Assim como outros componentes do leite produzido pela mãe, a comunidade bacteriana muda drasticamente entre o colostro (o primeiro leite que é produzido) e o leite maduro, sendo o colostro o mais diverso, com mais de 1.000 tipos diferentes de bactérias.Transmissão de microrganismos do microbioma pela amamentação e através de fórmula.
– Influência do ambiente uterino na transmissão do microbioma
Muitos outros fatores relacionados ao nascimento podem influenciar o microbioma infantil. Foi demonstrado que bebês de mães muito estressadas, seja na gestação ou no parto, tiveram aumento de sintomas gastrointestinais e reações alérgicas. Ademais, o uso de antibióticos durante a gravidez também pode alterar o microbioma do bebê e predispor à problemas de saúde durante a infância.