Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u194061556/domains/institutovillamil.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php on line 224
Warning: Undefined array key -1 in /home/u194061556/domains/institutovillamil.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php on line 696
Se, por algum motivo, o bebê ficar preso no canal do parto, o uso do vácuo extrator pode tirá-lo de uma situação difícil. Saiba mais sobre o uso do vácuo extrator no parto!
Não, não é nada como um aspirador. O uso do vácuo extrator, procedimento também conhecido como parto assistido a vácuo, é usado para ajudar a mover o bebê através do canal de parto durante o nascimento quando o trabalho de parto da mãe parou.
Trabalho de parto: o que acontece nesse processo?
Embora seja um tanto raro – apenas cerca de 5 em cada 200 bebês nascem com a ajuda de um vácuo extrator – você deve saber que o procedimento é seguro para a mãe e o bebê.
O que é uma extração a vácuo?
A extração a vácuo é um tipo de parto assistido. Durante um parto vaginal que parou de evoluir – por exemplo, o bebê simplesmente não se moveu durante as últimas horas – um médico colocará uma ventosa com uma alça na cabeça do bebê para ajudar a guiá-lo através do canal de parto e para o mundo.

Quando e por que se usa um vácuo extrator?
A extração a vácuo é feita durante o segundo estágio do parto – ou seja, o período expulsivo – quando o bebê está muito perto de nascer.
Um parto assistido por vácuo pode ser necessário se o seu trabalho de parto for prolongado e precisar ser acelerado – principalmente se você ou seu bebê estiverem sob risco de complicações de saúde durante o parto.
Indução do parto: como e quando fazer?
Especificamente, o(a) obstetra pode fazer uma extração a vácuo se:
- Seu bebê está preso no canal do parto – por exemplo, você está empurrando, mas o trabalho de parto não está mais progredindo.
- Você está muito cansada para empurrar.
- Você tem um problema de saúde, como um problema cardíaco ou pressão arterial muito alta, os quais podem tornar arriscado continuar pressionando.
- Se for detectado estado fetal não tranquilizador e o parto precisa ser abreviado.

Como se usa um vácuo extrator?
Antes de fazer uma extração a vácuo, você geralmente receberá uma epidural (se ainda não a fez) ou medicação anestésica para bloquear a dor.
Como é a anestesia no parto normal?
Também existe a chance de que seu médico precise realizar uma episiotomia – uma incisão no tecido entre a vagina e o ânus – para ampliar a abertura vaginal para a colocação do vácuo. Entretanto, é importante saber que a episiotomia não é necessária em todos os casos.
Como evitar laceração no parto
Em seguida, o(a) obstetra executará as seguintes etapas:
- Entre as contrações, colocará o copo da extração a vácuo na cabeça do bebê.
- Durante as contrações, usará a bomba de vácuo para criar sucção, o que ajudará a guiar o bebê através do canal do parto e evitará que a cabeça do bebê volte para o canal do parto entre as contrações.
- Após o parto da cabeça do bebê, removerá o copo e você poderá empurrar o resto do corpo do bebê para fora.

Existem efeitos colaterais ou riscos para o bebê com o uso do vácuo extrator?
Felizmente, é raro um bebê sofrer uma lesão grave durante uma extração a vácuo. Os riscos possíveis, entretanto, incluem:
- Inchaço no couro cabeludo, que desaparece em alguns dias.
- Icterícia ou pele com tonalidade amarelada, que pode precisar ser tratada com fototerapia.
- Distócia de ombro, que ocorre quando o ombro fica preso depois que a cabeça nasceu.
- Fratura craniana ou sangramento dentro do crânio, o que é raro.
Lembre-se também de que não há evidências de que um parto assistido a vácuo bem-sucedido tenha qualquer efeito no desenvolvimento de seu filho.
Plano de parto: fundamental para um parto positivo!

Existem efeitos colaterais ou riscos para a mãe com o uso do vácuo extrator?
Se o seu obstetra optar por extração a vácuo, existem alguns riscos possíveis para a mãe (embora a maioria desses efeitos colaterais também possam ocorrer durante um parto vaginal não assistido). Esses incluem:
- Dor no períneo.
- Dificuldade de curto prazo para urinar.
- Incontinência de curto ou longo prazo.
- Uma episiotomia para aumentar a abertura vaginal e colocar o vácuo na cabeça do seu bebê.
Se a extração a vácuo não for bem-sucedida, o médico pode ter que realizar uma cesariana a seguir.
Portanto, o vácuo extrator é uma ferramenta importante que pode ajudar na condução de um parto normal que não está evoluindo conforme o esperado. O seu uso está associado a alguns riscos, mas é capaz de trazer em segurança seu bebê.

Texto adaptado de Vacuum Extraction During Delivery – What to expect
Assista à esse e mais vídeos no YouTube da Villa:
Leia mais:
– Como é o parto normal de gêmeos?